Topo

Sobre as Águas

Casa do Governo das Bahamas dá a largada para Star Sailors League Finals

Antonio Alonso

29/11/2016 17h35

SSL - Treino 2016

Scheidt e Torben treinam em Nassau (Marc Roulier / SSL)

A fase de classificação da Star Sailors League (SSL) Finals começa nesta terça-feira (29) com sede no Nassau Yacht Club, nas Bahamas, pelo quarto ano consecutivo, após abertura oficial do evento na Casa do Governo das Bahamas. São 25 tripulações reunindo os melhores velejadores do mundo, não apenas da classe Star, considerada a mais nobre entre os monotipos. Os três medalhistas olímpicos da Laser nos Jogos Rio 2016 competem na SSL Finals com premiação de 200 mil dólares e transmissão ao vivo pela internet (www.finals.starsailors.com) a partir das 16h de Brasília (13h local).

Apenas o Brasil, terá 12 medalhas olímpicas na raia com as cinco de Robert Scheidt e de Torben Grael, mais duas de Bruno Prada. Seus respectivos parceiros são: Henry Boening (Maguila), Guilherme de Almeida (Madá) e Jorge Zarif. Nesta quarta edição do SSL Finals, todos os vencedores dos eventos SSL estarão presentes: George Szabo (EUA) ganhou o SSL Lake Grand Slam em Grandson, Suíça, e a SSL Finals em 2015; Robert Scheidt venceu a primeira edição da SSL Finals em 2013; Mark Mendelblatt (EUA) ganhou em 2014; Xavier Rohart (FRA) foi campeão no primeira SSL City Grand Slam em Hamburgo, Alemanha, em maio deste ano.

Além dos brasileiros, mais heróis da vela competem em Nassau: Jochen Shümann (ALE) com três ouros olímpicos e uma prata nas classes Finn e Soling mais dois títulos de America's Cup; Mateusz Kusznierewicz (POL), um ouro e um bronze olímpico na Finn; Paul Cayard (EUA), campeão mundial de Star e vencedor da Louis Vuitton Cup e Volvo Ocean Race; o presidente da SSL Xavier Rohart (FRA), bronze na Star em Atenas. O croata Sime Fantela, ouro na 470 nos Jogos Rio 2016, também está entre os campeões.

Cerimônia de abertura na Casa do Governo das Bahamas – As cortinas se abriram oficialmente para a SSL Finals nesta segunda-feira (28) na Casa do Governo das Bahamas, em Nassau, na presença de Sua Excelência, Dama Marguerite Matilda Pindling. Uma delegação de 20 representantes da SSL se reuniu com o Governador Geral em "Chamada de Cortesia". As 25 duplas foram apresentadas para 300 convidados.

É a primeira vez que a Star Sailors League e a Secretaria de Regata do Ministério da Agricultura e Recursos Marinhos das Bahamas trabalham em conjunto com o objetivo de aproximar os campeões da SSL dos velejadores locais e dos barcos a vela típicos da região. No domingo (4) será organizada a "Best of The Best Regatta, depois de conhecidos os vencedores da SSL Finals 2016.

A SSL desenvolveu um novo formato de corrida em colaboração com alguns dos velejadores mais experientes e qualificados do mundo. A ideia principal é criar pressão sobre os atletas e levar emoção ao público pela internet, garantindo ao mesmo tempo que a competição mantenha a essência da vela, em relação à técnica e à tática. As 25 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, de terça a sexta-feira. No sábado, as dez mais bem classificadas disputam quartas de final, semifinal e final em formato eliminatório.
16 Medalhistas olímpicos 
Jochen Schümann (3 ouros e 1 prata) – ALE
Torben Grael (2 ouros, 1 prata, 2 bronzes, 1VOR e 1 LVC) – BRA
Robert Scheidt (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze) – BRA
Mateusz Kusznierewicz (1 ouro e 1 bronze) – POL
Sime Fantela (1 ouro) – CRO
Tom Burton (1 ouro) – AUS
Vasilij Zbogar (2 pratas e 1 bronze) – SLO
Xavier Rohart (1 bronze) – FRA
Jonas Høgh-Christensen (1 prata) – DEN
Bruno Prada (1 prata e 1 bronze) – BRA
Pascal Rambeau (1 bronze) – FRA
Ingo Borkowski (1 prata) – ALE
Tonci Stipanovic (1 prata) – CRO
Caleb Paine (1 bronze) – EUA
Sam Meech (1 bronze) – NZL
Craig Monk (1 bronze e 2 America's Cup) – NZL

Campeões mundiais de Star 
Robert Scheidt – BRA
Bruno Prada – BRA
Paul Cayard – EUA
Robert Stanjek – ALE
George Szabo – EUA
Augie Diaz – EUA

Campeões europeus ou norte-americanos de Star 
Johannes Polgar – GBR
Diego Negri – ITA
Mark Mendelblatt – EUA
Hubert Merkelbach – ALE

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas