Topo

Sobre as Águas

Copa Yacht Club Paulista encerra temporada com Medal Race

Antonio Alonso

26/11/2016 10h49

Força da classe Snipe na Guarapiranga (Luhan Grolla/YCP)

Força da classe Snipe na Guarapiranga (Luhan Grolla/YCP)

Antes mesmo de a Copa YCP encerrar a temporada, os números revelam a importância da iniciativa do Yacht Club Paulista (YCP) para a vela de São Paulo. Ao longo das nove etapas de 2016, a Represa Guarapiranga terá recebido mais de 400 velejadores distribuídos em 180 barcos de 20 classes. Entre as acirradas disputas na raia e as tradicionais confraternazaaões no YCP, os atletas terão consumido 420 quilos de alimentos e recebido 360 medalhas.

A novidade para este sábado (26), último dia da Copa YCP, é o regulamento que prevê regatas no estilo Medal Race, ou seja, com pontuação dobrada tanto para a competição quanto para o ranking anual da Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo). Os líderes das classes mais numerosas devem confirmar o título neste sábado: YCP Sailing Team Pajero – André Fonseca (HPE 25), Ricardo Valério – YCP (Finn), André Frimm – CCSP (Laser Radial), André Schwarz – YCSA (Laser Standart), Caio Prado e Carlos Ney Ribeiro – YCSA (Snipe), Fábio Bodra e Henrique Cabette – YCSA (Star).

O sucesso da Copa YCP se deve principalmente ao objetivo proposto a todos os clubes em torno da Guarapiranga. "A ideia era de juntarmos na mesma raia os iniciantes da vela e velejadores já consagrados como, André Fonseca (Bochecha), Eduardo Souza Ramos, Marcelo Bellotti, Martin Lowy. Vimos que os mais experientes motivaram os mais novos e a vela se fortaleceu na represa. Classes como Laser e Snipe alinharam regularmente cerca de 20 barcos nas largadas de cada etapa", comemora o diretor de Vela do YCP, Alberto Hackerott, também velejador de Snipe.

AR/IR: http://CopaYCP.AR.RaceFinder.net

 

Acampamento de Férias Náutico – As férias escolares podem começar de forma divertida e instrutiva. Entre os dias 14 e 17 de dezembro o YCP em parceria com a Escola de Vela Infantil (CIP) e Dick Sail, promoverá atividades monitoradas na água e em terra com pernoite opcional. O objetivo do acampamento de vela infantil é levar as crianças a trocarem o smartphone pela natureza, com total segurança. As aulas práticas serão em veleiros das classes Optimist e Dingue. A Dick Sail, com 30 anos de experiência, já formou mais de 3.000 velejadores.
Mais informações: https://cipaulista.wordpress.com/2016/11/16/camp-dez-2016/

Programação da 9ª Etapa da Copa YCP (26/11)

13h: Início das regatas decisivas (Medal Race)
18h: Coquetel na Sede Social do YCP*
19h: Premiações da 8ª Etapa, do Ranking Anual e da Copa Joerg Bruder
20h: Jantar na Sede Social do YCP*
21h: Sorteio de brindes dos patrocinadores (Regatta, North Sails, Carretas Náuticas Gagliotti e Jornal Almanáutica)
22h: Balada com DJ Reginaldo Pignatari

*convites avulsos

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas