Topo

Sobre as Águas

Caiçara domina regatas da classe C30 em Ilhabela

Antonio Alonso

16/09/2016 16h43

Classe C30 em popa no Canal de São Sebastião (Aline Bassi / Balaio)

Classe C30 em popa no Canal de São Sebastião (Aline Bassi / Balaio)

 

O barco Caiçara obteve rara superioridade diante de seus adversários na sempre equilibrada classe C30, a mais acirrada do Campeonato Paulista de Oceano. Abriu a terceira e penúltima etapa da temporada com hegemonia absoluta ao conquistar cinco vitórias nas seis primeiras regatas em 10 e 11 de setembro. O desafio da tripulação comandada por Marcos de Oliveira Cesar será confirmar o favoritismo adquirido, nas provas decisivas deste fim de semana (17 e 18) no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O +Realizado venceu uma regata.

"As condições de vento e de mar nos ajudaram bastante e ainda pudemos perceber que as trocas de dois tripulantes devido às circunstâncias foram bem sucedidas. O Caiçara anda bem no vento mais forte e soubemos aproveitar as rajadas de leste acima de 15 nós", justifica o comandante Marcos Cesar. "Também foi acertada a substituição de uma das velas por outra que não estávamos acostumados a usar. Um conjunto de fatores nos favoreceu, mas sabemos que será difícil repetir no próximo fim de semana outra série de vitórias em uma classe tão competitiva, com adversários de nível elevado e semelhante.

Caiçara lidera a etapa com cinco pontos perdidos, seguido por +Realizado (José Luiz Apud) com 12 pontos e Kaikias (Felipe Echenique) com 13 pontos. "Foram regatas intensas, muito disputadas. Chegamos a ter cinco barcos separados por uma diferença inferior a dez segundos, o que mostra o nível da classe C30. Pode parecer clichê, mas diante desse equilíbrio, a vitória torna-se questão de detalhes", avalia Ricardo Apud, trimmer (regulador) da vela balão do +Realizado.

O Caballo Loco (Mauro Dottori) chegou a Ilhabela como líder do Campeonato Paulista e ocupa o quarto lugar na etapa com 17 pontos, à frente do Barracuda (Humberto Diniz) com 21 pontos. A previsão para o fim de semana decisivo é de rajadas de leste com 15 nós (cerca de 28 km/h) novamente no sábado e vento mais rondado de sudoeste a sueste com oito ou nove nós durante o domingo. São esperados 30 barcos incluindo-se as classes RGS e HPE 25.

Classificação parcial da terceira etapa após seis regatas (um descarte)

1. Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 1+1+(3)+ 1+1+1 = 5 pp
2. +Realizado (José Luiz Apud): 2+3+1+4+2+(5) = 12 pp
3. Kaikias (Felipe Echenique): (4)+2+2+3+3+3 = 13 pp
4. Caballo Loco (Mauro Dottori): 3+4+4+(5)+4+2 = 17 pp
5. Barracuda (Humberto Diniz): (5)+5+5+2+5+4 = 21 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas