Topo

Sobre as Águas

Copa YCP traz "Zap Tática" como novidade na Guarapiranga

Antonio Alonso

15/09/2016 16h25

Largada de Laser na Guarapiranga (Luhan Grolla / YCP)

Largada de Laser na Guarapiranga (Luhan Grolla / YCP)

Disputada desde janeiro, a Copa YCP – Yacht Club Paulista – tem movimentado intensamente a Represa Guarapiranga além de fortalecer a vela paulista, com 18 classes em disputa, reunindo ao longo da temporada 370 velejadores de 160 embarcações. A sétima etapa reserva para este fim de semana (17 e 18/9), novidades como o grupo de discussões Zap Tática, concurso de memes e sorteio de polimentos de cascos. Confira o aviso de regatas: http://CopaYCP.ar.RaceFinder.net

A introdução do Zap Tática é considerada pelo diretor de Vela do YCP, Beto Hackerott, como um importante instrumento para a formação e desenvolvimento de novos velejadores. "Basta embarcar com o fone móvel em uma capa protetora e depois das regatas discutir a tática com os amigos e adversários. O objetivo é promover o entendimento das estratégias e, consequentemente, facilitar a transição dos atletas das regatas festivas para a vela competitiva, por meio de constante troca de experiência", afirma Hackerott.

Os velejadores ainda contarão com o "Sail Break", surpresa a ser revelada nos intervalos entre primeira e segunda regatas de cada dia. Estão previstas duas ou três largadas por dia dependendo da condição meteorológica, que indica vento sudoeste de fraca a média intensidade no sábado e direção mais rondada, de noroeste a sueste no domingo com rajadas de até dez nós. Confira a principal novidade da etapa, o aplicativo i-sail: https://goo.gl/3sQnuv

Na água, entre as disputas mais equilibradas estão as classes Laser e Snipe, que têm levado assiduamente cerca de 30 barcos à raia, além da HPE 25, com liderança do YCP Sailing Team Pajero, do velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, com três Regatas Volta ao Mundo no currículo. No clube, a Luiz Náutica vai sortear dois polimentos de casco, enquanto seguem as palestras e ações promovidas pela North Sails, assim como o tradicional brunch especial do velejador oferecido pela Sabores Saudáveis, com a chef Keli Bettiol.

Programação da 7ª Etapa da Copa YCP

Sábado (17/9)
11h00 – Premiação da 6ª Etapa, com apresentação de fotos e vídeos das regatas
11h30 – Brunch incluso na inscrição
13h00 – Copinha de Optimists e 2.4mR (Raia 2)
14:00 – Regatas do dia para demais classes (Raia 2)

Domingo (18/9) 
10h00 – Clínica North Sails no Hangar 2 do YCP
11h30 – Copinha de Optimists e 2.4mR (Raia 2)
13h00 – Regatas do dia para demais classes (Raia 2)

Líderes das classes mais numerosas após seis etapas da Copa YCP

Finn – Ricardo Valério (YCP)
Day Sailer – Arno Buchli Jr. (ASBAC)
HPE 25 – YCP Sailing Team Pajero
Laser Radial – André Frimm (CCSP)
Laser Standart – Eduardo Guimarães (YCP)
Lightning – José Hackerott (YCSA)
Snipe – Renê Hormazabal e Anderson Brandão (GVI)
Star – Fábio Bodra e Henrique Cabette (YCSA)

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas