Topo

Sobre as Águas

Classe C30 retorna com força total a Ilhabela

Antonio Alonso

08/09/2016 13h26

Duelo entre Caballo Loco e Caiçara (Marcos Méndez/SailStation)

Duelo entre Caballo Loco e Caiçara (Marcos Méndez/SailStation)

A classe C30, a mais equilibrada entre as inscritas no Circuito Paulista de Oceano, retorna às raias de Ilhabela neste fim de semana (10 e 11/9) para a abertura da terceira etapa da chamada Copa Suzuki. As tripulações não se encontram há dois meses, desde a Semana de Vela de Ilhabela, e vivem expectativa intensa para mais um episódio da saudável rivalidade que se transforma em desafio. Apenas um ponto separa os três primeiros colocados. O líder Caballo Loco (Mauro Dottori) e o vice +Realizado (José Luiz Apud) somam 20 pontos perdidos com três vitórias cada em nove regatas.

Dois segundos lugares favorecem o Caballo Loco nos critérios de desempate. O terceiro colocado, Caiçara (Marcos Cesar), vem logo em seguida com 21 pontos. O período afastado das competições cria ansiedade nos velejadores que não veem a hora de retornar a bordo. Mauro Dottori batizou o valente Caballo Loco inspirado no rótulo de tradicional vinho chileno e revela sua vontade de retomar às acirradas disputas na classe C30. "A vela é como uma boa cachaça, sempre dá vontade de um pouco mais. E a abstinência, é claro, acaba provocando o desejo da próxima dose. Velejar é o nosso vício. Difícil ficarmos tanto tempo longe das regatas".

O líder estará desfalcado de seu timoneiro titular, Tommy Sumner, em disputa do Campeonato Brasileiro de Lightning. Dodão, trimmer (regulador da vela grande), assume também o leme. "Independentemente de quem esteja a bordo, o que vale é a afinidade da tripulação", afirma o comandante do barco líder, Dottori. A preservação da harmonia é compartilhada pelo trimmer do +Realizado, Ricardo Apud. "Adoramos dividir a raia com os amigos e rivais. Na classe C30 a competição fica restrita às regatas. No clube é sempre aquela discussão saudável sobre o que aconteceu na água e quem ganha sempre tira uma onda de quem perde. A diversão é o que vale".

O vice-líder +Realizado contará com o retorno de seu proeiro Pedro Soares, o Pedrinho, impossibilitado de correr as últimas regatas. O terceiro colocado Caiçara vem no embalo da medalha de bronze na Semana de Vela de Ilhabela, que teve o Katana, de Florianópolis, como vencedor. A previsão para o fim de semana é de vento leste entre 8 e 12 nós (15 a 22km/h) e temperatura em torno de 20°C no início da tarde. A Comissão de Regatas deve organizar quatro ou cinco largadas nos dois dias. Além da disputada C30, o Yacht Club de Ilhabela (YCI) recebe as classes: RGS, IRC, ORC, Bico de Proa, HPE 25 e HPE 30.

Classificação após duas etapas e nove regatas (um descarte)

1. Caballo Loco (Mauro Dottori) – 5, 4, 1, 2, (6-DNF), 1, 4, 1, 2 = 20 pp
2. +Realizado (José Luiz Apud) – 1, 3, 4, 1, 3, (5), 1, 4, 3 = 20 pp

3. Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar) – 4, (5), 2, 3, 1, 4, 3, 3, 1 = 21 pp
4. Kaikias (Felipe Echenique) – 3, 1, 3, 4, 4, 2, 2, (5), 4 = 23 pp
5. Barracuda (Humberto Diniz) – 2, 2, (5), 5, 2, 3, 5, 2, 5 = 26 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas