Topo

Sobre as Águas

Campeões da 43ª Semana de Vela de Ilhabela serão definidos no sábado

Antonio Alonso

08/07/2016 20h29

Foto: Eduardo Grigaitis/Fotop

Foto: Eduardo Grigaitis/Fotop

A 43ª Semana de Vela de Ilhabela será decidida neste sábado (9) com as regatas finais do maior evento de vela oceânica da América Latina, que reúne 136 barcos em 13 classes diferentes. A competição está acirrada na maioria das categorias, como C30, IRC, ORC e RGS. Já nos HPE 30, HPE 25 e Star, a tabela de classificação, após seis dias de provas, indica como virtuais campeões o Phoenix, Ginga e Al Hamed. A Comissão de Regatas tem até as 16h, tempo limite de largada, para completar a série de provas programadas.

"É um campeonato muito disputado e que será decidido na última regata", disse Francisco Freitas, comandante do San Chico, quarto colocado na classe ORC Geral. "Velejamos bem nesta sexta, principalmente na segunda regata. Largamos bem e administramos até cruzar a linha". A liderança na classe é do Maestrale Logsub – Mapma (Adalberto Casaes), que fez terceiro e segundo nas provas do dia. O Miragem (Paulo Roberto Freire) está em segundo, após vencer pela segunda vez. O Carioca (Roberto Martins), então líder caiu para terceiro, prejudicado por ter enroscado sua quilha no cabo da âncora da lancha dos juízes na largada da primeira prova do dia.

Na RGS, o Kalymera V busca o título geral. "Nós estamos velejando bem, fizemos um upgrade no barco e isso nos deu chance de estar bem em todas as regatas. Devemos ganhar na nossa classe, mas na classificação geral brigamos entre os primeiros", explicou o comandante Antônio Paes Leme. "Dependemos do resultado de sábado. Fomos bem e ainda temos chance. São todos barcos de diferentes tamanhos, e um veleiro de 50 pés pode perder pra um de 20, dependendo do rating e do desempenho dos velejadores".

A tarde foi de clima mais suave do que na véspera, com ventos de intensidade média entre 7 e 11 nós e temperatura de 22 graus. As disputas, ao Norte da Ponta das Canas, ainda foram acompanhadas de perto por golfinhos da espécie Pintado do Atlântico e baleias Bryde.

Foto: Eduardo Grigaitis/Fotop

Foto: Eduardo Grigaitis/Fotop

Eventos paralelos

Disputados em paralelo ao evento principal, o Campeonato Sul-Americano de ORC, os Campeonatos Brasileiros de C30 e IRC, o Torneio por Equipes e o Grand Prix dos 30 Pés conheceram seus campeões nesta sexta-feira (8). Os resultados completos estão disponíveis no site oficial, em svilhabela.com.br/2016/resultados.

Campeões virtuais

A Semana de Vela de Ilhabela 2016 praticamente conheceu seus primeiros campeões após as duas regatas desta sexta-feira (8), penúltimo dia de disputas do maior evento de vela oceânica da América Latina, disputado todos os anos no Yacht Club de Ilhabela (YCI). O Ginga (Breno Chvaicer) mantém o favoritismo e tem tudo para confirmar o título do ano passado, somados aos do Paulista e Brasileiro. O Ginga também ganhou a Regata Renato Frankenthal, que abriu a Semana de Vela de Ilhabela 2016.

No outro HPE, agora na versão 30 pés, a vitória ficou com o Phoenix (André 'Bochecha' Fonseca). Com 100% de aproveitamento, o time só deve perder o titulo se desistir das regatas ou chegar em último em todas. O campeonato paralelo do Grand Prix dos 30 pés na classe ficou para Bochecha e cia. Situação similar ao da dupla Jorge Zarif / Arthur Lopes, também invictos, com quatro vitórias em quatro provas.

Desfile

O tradicional Desfile dos Barcos da Semana de Vela de Ilhabela está marcado para 10h deste sábado (9). O navio Cisne Branco da Marinha do Brasil vai puxar a fila dos barcos na apresentação, que ocorre pela segunda vez consecutiva na frente do píer da Vila, centro histórico de Ilhabela. O percurso será entre duas boias e o publico pode acompanhar o desfile, que será narrado pelo locutor oficial do evento.

Mais informações:
Site oficial – svilhabela.com.br
Facebook – semanadeilhabela
Twitter – svilhabela
Instagram – svilhabela
Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas