Topo

Sobre as Águas

Semana de Vela de Ilhabela reeditará torneio por equipes

Antonio Alonso

29/06/2016 13h16

287062_616332_dsc_3450b

A 43ª edição da Semana de Vela de Ilhabela começa nesta sexta-feira (1) com várias atrações para os fãs da vela oceânica. Entre as mais de 100 provas programadas para o período de 1º a 9 de julho, a organização confirmou o Torneio por Equipes, o Grand Prix dos 30 pés para C30 e HPE30, e o desfile dos barcos na vila. O objetivo é colocar em prática habilidade, investimento e entrosamento das tripulação num evento de nível internacional. "Da primeira à última regata, os velejadores são testados. A ideia é continuar fazendo um evento imperdível, misturando profissionais e amadores. As regatas por equipes incentivam a rivalidade entre os clubes e associações, sem deixar a amizade de lado, que é o grande propósito da semana de vela", disse o organizador do evento, Cuca Sodré.

A Torneio por Equipes é uma regata montada da seguinte forma: clubes, associações ou times da mesma região se juntam e formam os grupos e disputam todas as provas da semana de vela. Quem somar menos pontos no final vence. São com quatro embarcações para cada nas classes RGS, IRC ou ORC. O vencedor fica com o troféu transitório Pen Duick II. Em 2014, a Escola Naval foi a vencedora com os barcos (Bijupirá / Breklé / Dourado / Quiricomba). No ano passado, o ganhador foi o ate Clube do Rio de Janeiro (Seu Tatá / Magia / Kalymera / Kybixu). O nome do troféu é em homenagem ao Pen Duick II, veleiro do francês, Eric Tabarly, vencedor da regata em solitário transatlântica Ostar, em 1964.

Já o Desafio dos 30 pés será disputado na segunda-feira (5) e terça-feira (6) entre os veleiros das classes HPE30 e C30. As regatas valem para um campeonato a parte entre os barcos da Semana de Vela de Ilhabela.

287062_616329_dsc_4982b

O desfile irá ocorrer novamente em 2016. Os barcos farão uma passarem rente ao píer da Vila, que fica centro de Ilhabela, próximo ao Yacht Club de Ilhabela (YCI). O público terá a chance de conhecer os barcos de diferentes tipos e tamanhos.

Sobre a Semana de Vela de Ilhabela (YCI)

Maior competição de vela da América Latina, a 43ª Semana de Vela de Ilhabela reunirá no litoral norte paulista barcos de 13 classes diferentes, de 1º a 9 de julho. Entre as equipes, estarão nomes como Jorge Zarif e Samuel Albrecht, representantes da vela brasileira na Rio 2016, o medalhista olímpico Lars Grael e o campeão pan-americano Maurício Santa Cruz, além de outros mil velejadores misturados entre os profissionais e os amadores. O evento ainda contará com barcos da Argentina, do Chile e do Uruguai, caso do Cristabella, campeão da ORC no ano passado.

A 43ª Semana de Vela de Ilhabela abre sua programação com três regatas de percurso no domingo (3). Um Grand Prix para barcos de 30 pés, entre segunda e terça-feira (4 a 5) e o Brasileiro de IRC, que serão disputados paralelamente ao evento principal, também agitarão Ilhabela durante a semana.

Mais informações:
Site oficial – svilhabela.com.br
Facebook – semanadeilhabela
Twitter – svilhabela
Instagram – svilhabela
Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Foto: Eduardo Grigaits/Balaio

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas