Topo

Sobre as Águas

Yacht Club Paulista reverencia heróis da vela brasileira

Antonio Alonso

17/06/2016 21h45

Bonifa: modelo francês da classe Simplet (Divulgação / YCP)

Bonifa: modelo francês da classe Simplet (Divulgação / YCP)

 

Quem for ao Yacht Club Paulista (YCP) neste fim de semana (18 e 19) terá o privilégio de vivenciar experiência inédita proporcionada por encontro de campeões da vela do presente e do passado em clima de nostalgia e de esperança para os Jogos Rio 2016. Barcos históricos estarão expostos antes das regatas do primeiro Campeonato Brasileiro de Clássicos. A homenagem ao velejador olímpico Guga Zarif contará com a presença de seu filho Jorginho, representante brasileiro da classe Finn nos Jogos do Rio. O evento contará com a participação da Marinha do Brasil e terá entrada gratuita.

A família Zarif está entre os associados ilustres do YCP, assim como os campeões mundiais Joerg Bruder e Bruno Prada, além de outros velejadores que também serão lembrados. O medalhista olímpico Lars Grael estará presente. Guga Zarif será homenageado pela herança efetiva que deixou. "Devo minhas conquistas e o momento que estou vivendo a ele, que sempre me apoiou e mostrou o rumo certo", refere-se o campeão mundial de Finn, Jorginho, com admiração e respeito ao pai.

Guga disputou os Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, e 1988, em Seul. Jorginho correu sua primeira olimpíada em 2012, em Londres, ambos na classe Finn. "Para nosso orgulho, a doutrina de Guga foi rapidamente assimilada por seu filho, Jorginho, uma das esperanças de medalha para a vela brasileira nos Jogos do Rio", enaltece o Comodoro do YCP, José Agostini Roxo. Guga Zarif faleceu em 2008, aos 50 anos. Três anos antes conquistou a tradicional Semana de Vela de Ilhabela com o barco Áries IV. Jorginho estava entre os tripulantes.

Relíquias da vela no YCP – O Classic Sailing Festival receberá mais de 40 barcos pelos quais a história da vela pode ser contada. A classe Iole Olímpica, projetada para os Jogos de 1936, em Berlim, terá duas embarcações vindas de Dois Córregos (SP). Lars Grael correrá com uma delas. O exclusivo modelo 6M "Sea Whisper", importado do Vietnam pela Pier 22, estará exposto no clube. Clássicos de Snipe, Star, Sharpie, Lightning e Pinguim também virão dos demais clubes da Guarapiranga e de cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília.

Entre as raridades, o Bonifa será o representante da classe francesa Simplet, projetada em 1952. "Era uma proposta para os jovens franceses velejarem, a exemplo do Snipe nos Estados Unidos. Construía-se o barco com madeira durante o inverno, para aproveitá-lo no verão. Era fácil de se rebocar", conta o presidente do Conselho Deliberativo do YCP e velejador, Frederico Hackerott.

O campeão mundial de Snipe, Ernesto Neugebauer, trouxe seu barco de Porto Alegre para correr no inédito Campeonato Brasileiro de Clássicos. "Serei o primeiro da fila. Não poderia perder a oportunidade. O barco veio direto do Veleiros do Sul (RS)", afirma Ernesto, ansioso pela hora da largada. O velejador gaúcho venceu o Mundial de Snipe em 1977, na Dinamarca, ao lado de Boris Ostergreen.

Troféu Joia Clássica – Além das regatas, as relíquias náuticas serão julgadas também fora da água. "Faremos um concurso entre os veleiros clássicos com premiação para os três primeiros colocados adotando-se como critérios a originalidade e o estado geral de conservação para incentivarmos os proprietários", avisa o diretor de Vela do YCP, Beto Hackerott. O comitê julgador atuará das 11h30 às 12h30 de sábado (18), formado pelo presidente da Comissão de Regatas (CR), Dionysio Sulzbeck; comandante do 8º Distrito Naval, Almirante Castilho e pelo presidente do Conselho do YCP, Frederico Hackerott.

O Classic Sailing Festival tem os apoios de: North Sails, Regatta Náutica, Luiz Náutica, MagicEzy Brasil, Pier 22, Carretas Náuticas Gagliotti, Jornal Almanáutica, Mercedes Benz Classic Car Clube do Brasil, Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo e CBVela – Confederação Brasileira de Vela. Confira o Aviso de Regata (AR): http://ClassicSailing.ar.RaceFinder.net

Programação do Classic Sailing Festival

Sábado (18/6)
09h00 – Exibição de barcos clássicos
11h00 – Cerimônia de abertura
11h30 – Avaliação "Joia Clássica"
14h00 – Regatas do Brasileiro de Clássicos

Domingo (19/6)

10h00 – Homenagem ao velejador Guga Zarif
12h00 – Almoço comemorativo
14h30 – Regata "Homenagem aos Campeões" (todas as classes)
18h00 – Vernissage livro "São Paulo como me lembro" (Roberto da Rocha Azevedo)
18h00 – Premiação das regatas

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas