Topo

Sobre as Águas

Ventos fracos e rondados exigem técnica na Copa Yacht Club Paulista

Antonio Alonso

25/05/2016 16h58

_MG_5656

Capotada de Laser na Guarapiranga (Luhan Grolla/YCP)

 

A quarta etapa da Copa Yacht Club Paulista (YCP), encerrada neste domingo (22) na Raia 2 da Represa Guarapiranga, contou com 70 barcos inscritos e quatro regatas para a maioria das classes. Laser e Snipe foram as mais numerosas, enquanto a HPE 25 reservou disputa entre velejadores experientes como, André Fonseca, João Hackerott, Marcos Ferrari, Felipe Furquim, entre outros. No dia decisivo, as rajadas de noroeste chegaram a 12 nós (22 km/h) após a primeira largada. Em seguida, o vento rondou para norte e logo veio desafiadora calmaria.

A competitiva classe HPE 25 levou sete barcos à raia, com domínio da tripulação do YCP Sailing Team Pajero, formada por André Fonseca, o Bochecha; Sérgio Rocha, Juninho de Jesus e Amauri Gonçalves. "A primeira regata de hoje (domingo), com percurso barla-sota (duas boias) foi muito boa, mas na última, triangular, ficamos sem área suficiente para velejar e quase sem vento. Foi um fim de semana excelente, com quatro regatas bem disputadas", relatou o velejador olímpico Bochecha, comandante do barco vencedor de três das quatro provas de HPE 25.

A mesma tripulação disputará a quinta etapa da Copa YCP em 11 e 12 de junho e no mês seguinte correrá de HPE 30 na Semana de Vela de Ilhabela. O segundo colocado foi o Rubber Soul, com Marcos Ferrari (YCSA), que obteve uma vitória, seguido pelo Sailing Team L200 Triton, com Maurício Bueno (YCP) no comando. Em outras classes, vitórias de: Arno Buchli Jr. (ASBAC) – Day Dailer, Lucas Haug (YCSA) – Laser 4.7 e Caio Luchini (CCC) – MT19, conforme súmulas provisórias. A Copa YCP tem realização da Fevesp com os apoios de: North Sails, Regatta Náutica, Carretas Náuticas Gagliotti e Jornal Almanáutica.

As flotilhas de Laser e Snipe, contaram com mais de 20 barcos inscritos cada. Stefano Mazzaferro (YCSA) venceu na Laser Standart, enquanto Anderson Brandão (GVI) foi o primeiro colocado na Snipe nos resultados a serem confirmados. Na classe Star, o duelo ficou entre Marcelo Bellotti (YCP) e Fábio Bodra (YCSA) que levou a melhor. "Foi ótimo testarmos novas regulagens para os próximos campeonatos. Precisamos treinar muito para o 7º Distrito, em Santos; Semana de Ilhabela e Sul-Americano, em Brasília", afirmou Bellotti que defenderá o título de Ilhabela em julho.

No hangar do YCP, antes das regatas, a atração foi a Clínica Norh Sails apresentada pelo argentino Gonzalo Veritz, campeão mundial de S40, com informações sobre ajustes adequados de velas. Para o diretor de Vela do YCP, Beto Hackerott, o evento precisa se tornar uma confraternização. "Há velejadores que vêm também pela parte social. O brunch, por exemplo, reuniu 90 velejadores. É um diferencial do YCP. Exceto Laser, devido à falta de vento, demais classes correram quatro provas diversificadas pelas rajadas de noroeste a nordeste. Foi difícil até para quem conhece bem a represa", avaliou Beto.

Classic Sailing Festival – A primeira edição do evento, em 18 e 19 de junho, terá como principal objetivo resgatar a história da vela brasileira e reverenciar seus campeões. Jorge Zarif Neto, o Guga, receberá homenagem especial. O velejador olímpico e de oceano deixou legado relevante aos demais associados do YCP, entre eles seu filho Jorginho Zarif, campeão mundial e representante brasileiro da classe Finn nos Jogos Rio 2016.

O 1º Classic Sailing Festival terá ampla programação para o fim de semana, incluindo-se o primeiro Campeonato Brasileiro de Clássicos para as classes Star, Lightning, FD, Pinguim, Finn, Snipe, etc, e a Regata dos Campeões, em homenagem a Guga Zarif, aberta a todas as classes envolvidas. São esperados mais de 60 barcos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas