Topo

Sobre as Águas

Barco de 17 toneladas promete diversão na Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

25/05/2016 14h57

284210_606826_img_20150515_wa0032

A Semana de Vela de Ilhabela, maior evento da modalidade da América Latina, terá 13 classes em 2016. Como a previsão é de mais de 120 veleiros na água, entre os dias 1 e 9 de julho, só nos resta concluir que haverá embarcações de vários tamanhos e velocidades. Sem se preocupar com resultado na súmula, o Pimenta IV, um 41 pés feito de aço, entra na disputa para se divertir. Com 17 toneladas para carregar, a equipe de Flávio Farkouh corre a regata em Ilhabela para ser campeã do título simbólico de tripulação mais alegre. "Como estamos participando pela segunda vez da Semana da Vela de Ilhabela, não estamos preocupados em ganhar, mas sim juntar os amigos e ter uma semana alegre. Ano passado fazíamos churrasco o meio da regata, pois nunca tinha ninguém atrás de nós! Ainda brincávamos, vamos passar o rádio para o Cuca Sodré (presidente da comissão de regatas) e perguntar se ele quer que recolhamos a última boia", disse o comandante do Pimenta IV. "Já participei muitas vezes da semana, mas a do ano passado foi a melhor, alegria total, tripulação mais que amiga. Estamos mais preparados com velas novas e balão. Se tiver o prêmio de tripulação mais alegre com certeza será nosso. É muita bagunça, mas tudo com segurança".

O barco de Flávio Farkouh é um Metalic Boat fabricado em 2008 feito para regata de longa duração, como a Recife Noronha – Refeno. "Vamos dizer que é uma casa ambulante o Pimenta IV. Não foi desenhado para provas curtas pelo seu peso e mobilidade".

As inscrições para a Semana de Vela de Ilhabela 2016 já começaram. Os tripulantes devem se inscrever no site oficial www.svilhabela.com.br. De 1º a 31 de maio, o valor é de R$ 260 por tripulante. Já de 1º a 20 de junho, o custo será de R$ 320. De 21 a 27 de junho passa a ser de R$ 420. As tripulações dos veleiros que ficarem em seus clubes, em amarras próprias ou outros locais fora o Yacht Club de Ilhabela terão 20% de desconto no valor da inscrição.

AS CLASSES

BICO DE PROA – Divisão formada por veleiros de oceano, elegíveis pela Comissão Técnica, que não utilizam nenhuma regra de handicap.

CARABELLI 30 – Classe One Design de veleiros de 30 pés projetados pelo experiente velejador e projetista Horácio Carabelli.

CLÁSSICOS – Subdivisão especial da RGS para barcos certificados pela ABVClass e sem velas produzidas com material exótico.

HPE 25 – Os barcos da classe, de projeto do argentino Javier Soto Acebal, formam uma classe nacional de produção em série.

HPE 30 – Com 30 pés, estes barcos também projeto do argentino Javier Soto Acebal, formam a mais nova classe one-design do país.

IRC – Regra internacional que se destina a um amplo número de barcos, de vários tamanhos e formas, desde cruzeiros até os one-off de regata.

J/70 – Classe one-design internacional de barcos com apenas 22,75 pés mas extremamente velozes e ágeis.

MINI – Classe internacional formada por barcos de 21 pés projetados para encarar todos os desafios, inclusive travessias oceânicas.

ORC – Regra internacional do Offshore Racing Committee destinada a barcos com configurações de competição, de tipos e tamanhos diferentes.

RGS – A Regra Geral Simplificada é uma regra nacional caracterizada pela grande presença de vários barcos com perfil predominante de cruzeiro.

RGS SILVER – Divisão especial da RGS para barcos com no mínimo 28 pés, sem velas exóticas e aprovados pela Comissão Técnica da Semana de Vela.

SOTO 40 – Moderna classe One Design planadores criada pelo projetista argentino Javier Soto Acebal, formada por veleiros de 40 pés.

STAR – No Brasil é a classe de maior expressão olímpica, com a conquista de seis medalhas, além de seis títulos mundiais.

Mais informações:
Site oficial – svilhabela.com.br
Facebook – semanadeilhabela
Twitter – svilhabela
Instagram – svilhabela
Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas