Topo

Sobre as Águas

Após tetra mundial, Bruno Prada compete na Star Sailors League

Antonio Alonso

23/04/2016 16h45

 

Bruno, com Robert ao fundo na SSL (Studio Borlenghi)Ganhador de duas medalhas olímpicas, o velejador Bruno Prada disputa o inédito City Grand Slam da Star Sailors League (SSL) de 3 a 7 de maio no Lago de Alster, em Hamburgo, motivado pelo tetra campeonato mundial de Star. O título que acaba de conquistar em Miami (EUA) confirma Bruno como um dos favoritos na competição alemã com premiação total de 100 mil dólares.

Líder do ranking dos proeiros da SSL, o tetra-mundial formará tripulação com o cubano naturalizado norte-americano, Augie Diaz. A dupla vem obtendo resultados expressivos nesta temporada. Um mês antes do título mundial, faturou a medalha de bronze da classe Star na tradicional Bacardi Cup, também em Miami. "Com a disputa desses dois campeonatos, adquirimos um entrosamento bastante razoável, o que nos dá confiança para correr em Hamburgo ", considera Bruno.

Pela primeira vez disputado em região metropolitana, o City Grand Slam terá raia reduzida. As dimensões do Lago de Alster não ultrapassam 2,5 x 2,5 km, o que também pode ser favorável ao velejador paulistano devido às suas origens na vela. "Comecei a velejar na Represa Guarapiranga, no Yacht Club Paulista (YCP), o que me habilitou para enfrentar situações tão desafiadoras como as do lago de Hamburgo. Em uma raia pequena, as largadas serão decisivas para o sucesso nas regatas, assim como as manobras", prevê Bruno, diretor de Relações Institucionais do YCP.

Liderança consciente – O fato de liderar o ranking da SSL atualmente não ilude o proeiro que estará entre cerca de 80 adversários de 18 países. "É um indicador importante, mas não me oferece vantagem em relação aos demais velejadores", alerta Bruno. O ranking da SSL segue critérios semelhantes aos da Associação do Tenistas Profissionais (ATP), atualizado semanalmente. Bruno encerrou as três últimas temporadas na liderança, da mesma forma como fechou 2006 e 2010 como líder no ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF).

Entre os proeiros, Bruno soma 7.963 pontos, contra 7.612 do alemão Markus Koy e 6.207 do italiano Sergio Lambertenghi, vice neste ano tanto na Bacardi Cup quanto no Mundial, ao lado de Diego Negri. "A SSL tem feito um trabalho incrível e inédito na divulgação da vela e preservação de seus ídolos. O formato das regatas é muito empolgante para os atletas e para o público, principalmente nas eliminatórias da fase final", enaltece o velejador. Bruno conquistou seus três primeiros mundiais de Star (2007, 2011 e 2012) e duas medalhas olímpicas na mesma classe com Robert Scheidt, prata em Pequim e bronze em Londres. Ambos também venceram a primeira SSL Finals em 2013 nas Bahamas.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas