Topo

Sobre as Águas

Equilíbrio nas primeiras regatas do Campeonato Paulista de HPE

Antonio Alonso

02/04/2016 22h07

Competição de vela na Represa do Guarapiranga reúne 17 monotipos. O 11º Campeonato Paulista de HPE começou como já esperado: regatas equilibradas entre os 17 barcos participantes no Yacht Club Paulista (YCP). Neste sábado (2), a organização conseguiu fazer duas provas e o melhor aproveitamento ficou para o Atrevido (Fábio Bocciarelli), que somou sete pontos perdidos. O evento quase acabou para os atuais líderes, pois na segunda regata ocorreu uma batida e a comissão decidiu dar seis pontos por reparação. O Atrevido volta à raia no domingo (3)! Em segundo aparecem três barcos empatados: Takra, Ginga e Pajero. "Foi uma estreia muito equilibrada. A característica da Represa do Guarapiranga proporciona provas pegadas, pois o vento ronda mundo, soprando dos dois lados. A classe também é muito forte e ganha quem errar menos", explicou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas.

A primeira regata do sábado ocorreu com ventos variando de 5 a 6 nós e foi vencida pelo Atrevida. A segunda do dia teve mais vento – 12 a 14 nós – e o vencedor foi o Repeteco. O atual campeão é o Ginga, liderado por Breno Chvaicer.Mais informações sobre o eventoCom mais de dez anos de história, o HPE25 forma hoje uma flotilha com 57 barcos distribuídos em oito grandes cidades (Ilhabela, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília) e está presente nos principais eventos, como a Semana Internacional de Vela, a Copa Suzuki – Circuito Ilhabela e foi o barco escolhido para as competições da 5ª edição dos Jogos Militares Mundiais, em 2011.

Os HPE 25 são produzidos pelo estaleiro HPE de Indaiatuba. Com projeto inovador, processo de fabricação e materiais especiais, este veleiro de 25 pés é leve, resistente, veloz e fácil de manobrar.
Devido a essas características, a classe tem atraído vários adeptos que vão de velejadores com grande experiência a iniciantes, pois, seu deck de layout simples e eficiente e o uso de um enrolador para a buja, permitem que o HPE25 seja facilmente velejado por duas pessoas. Para as as competições, existe um limite de peso de 340 quilos a bordo.

Dados técnicos
Estaleiro: Zonda Boats
Comprimento: 7,67m
Boca: 2,60m
Calado: 1,70m
Área vélica: 31,3m²
Deslocamento: 1.100Kg
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do casco: E-Glass / Espuma de PVC

placar

O 11º Campeonato Paulista de HPE é uma realização do Yacht Club Paulista e da Associação Brasileira de HPE25, com apoio da Regatta. Mais informações no sitewww.ycp.com.br

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas