Topo

Sobre as Águas

Campeonato Paulista de HPE 2016 invade a Guarapiranga

Antonio Alonso

01/04/2016 16h43

hpe

Pela primeira vez, o evento da classe de one-design mais numerosa da vela oceânica brasileira será disputado em São Paulo (SP). Uma das competições mais acirradas da vela nacional será disputada pela primeira vez na capital de São Paulo. O 11º Campeonato Paulista de HPE será realizado nos dias 2,3,9 e 10 de abril, no Yacht Club Paulista (YCP), reunindo 20 barcos na Represa do Guarapiranga. A organização esperava fazer, pelos menos, duas provas por dia e o vencedor é o que somar o menor número de pontos. Quem chega em primeiro soma um, o segundo dois e assim por diante. O atual campeão é o Ginga, liderada por Breno Chvaicer.

Nomes como o medalhista olímpico Clínio de Freitas e André 'Bochecha' Fonseca, que disputou a última Volvo Ocean Race, estarão nas provas. A categoria de 25 pés, que leva em média quatro atletas por veleiro, foi construída para atender a realidade brasileira. O HPE está presente nos principais eventos da modalidade e chama a atenção por ser ágil e fácil de velejar, detalhes que fazem com que as disputas sejam ainda mais intensas e acirradas.

"A iniciativa de ter o HPE na capital é pioneira! A versão 25 pés do HPE é versátil, podendo ser usada no mar e na represa. Conseguimos reunir com isso os melhores velejadores para disputar esse campeonato e também fazemos com que o aperfeiçoamento ocorra já que o ambiente competitivo é muito alto. A Guarapiranga é um celeiro da vela nacional e os bons filhos à casa tornam", disse o diretor de vela do YCP, Alberto Hackerott. A previsão para o primeiro fim de semana de regatas é de ventos sudeste de moderada intensidade como normalmente ocorre na represa.

Mais informações sobre o evento

Com mais de dez anos de história, o HPE25 forma hoje uma flotilha com 57 barcos distribuídos em oito grandes cidades (Ilhabela, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília) e está presente nos principais eventos, como a Semana Internacional de Vela, a Copa Suzuki – Circuito Ilhabela e foi o barco escolhido para as competições da 5ª edição dos Jogos Militares Mundiais, em 2011.

Os HPE 25 são produzidos pelo estaleiro HPE de Indaiatuba. Com projeto inovador, processo de fabricação e materiais especiais, este veleiro de 25 pés é leve, resistente, veloz e fácil de manobrar.
Devido a essas características, a classe tem atraído vários adeptos que vão de velejadores com grande experiência a iniciantes, pois, seu deck de layout simples e eficiente e o uso de um enrolador para a buja, permitem que o HPE25 seja facilmente velejado por duas pessoas. Para as as competições, existe um limite de peso de 340 quilos a bordo.

Dados técnicos
Estaleiro: Zonda Boats
Comprimento: 7,67m
Boca: 2,60m
Calado: 1,70m
Área vélica: 31,3m²
Deslocamento: 1.100Kg
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do casco: E-Glass / Espuma de PVC

O 11º Campeonato Paulista de HPE é uma realização do Yacht Club Paulista e da Associação Brasileira de HPE25, com apoio da Regatta. Mais informações no site www.ycp.com.br

Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas