Topo

Sobre as Águas

Caballo Loco atropela e vence no Circuito Ilhabela de vela oceânica

Antonio Alonso

22/03/2016 16h09

 

Tripulação do Caballo Loco

Tripulação do Caballo Loco

O barco da classe C30, Caballo Loco, de Ubatuba, reagiu nas últimas regatas para vencer por apenas um ponto a primeira das quatro etapas de 2016 do Circuito Ilhabela de vela oceânica. A C30 correu dez regatas nos dois últimos finais de semana com as tripulações se alternando na raia do Canal de São Sebastião a cada disputa.

O equilíbrio reforçou a emoção na classe, com vitórias de quatro barcos diferentes. O Caballo Loco, comandado por Mauro Dottori, obteve três vitórias e somou 15 pontos perdidos, contra 16 pontos do vice, Caiçara, 17 pontos do terceiro colocado, Barracuda. Neste fim de semana decisivo (19 e 20/3) predominou o vento leste, entre 8 e 13 nós (15 a 25 km/h).

O comandante do Caiçara, Marcos de Oliveira Cesar, atual campeão do circuito, relatou que as mudanças nas rajadas de vento tornaram as regatas ainda mais competitivas. "As trocas de posições eram constantes devido às rondadas do vento. A etapa só foi decidida em cima da linha da chegada da última prova. Enquanto Caballo Loco e Caiçara duelavam pela liderança do campeonato, o +Realizado (José Luiz Apud) se aproveitou da situação e venceu".

O Circuito Ilhabela (Copa Suzuki) prossegue no nos dois primeiros finais de semana de junho, no chamado Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela, em julho. Nas demais classes inscritas pelo Yacht Club de Ilhabela, os vencedores foram as seguintes embarcações: Ginga (HPE 25), Fram (RGS) e Cambada (Bico de Proa).

Fotos: Marcos Méndez (SailStation)

IMG_1385

IMG_1488

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas