Topo

Sobre as Águas

Prêmio de US$ 200 mil: Começa nas Bahamas a 'Liga dos Campeões' da Vela

Antonio Alonso

02/12/2015 13h59

Começam nesta quarta-feira as finais da Star Sailors League, com grandes nomes da vela mundial, mas sem o trio de ouro brasileiro

Lars Grael e Samuel Gonçalves, campeões mundiais, são o grande desfaque nas finais da Star Sailors League

Lars Grael e Samuel Gonçalves, campeões mundiais, são o grande desfaque nas finais da Star Sailors League

Por Regina Hatakeyama

Nove medalhistas olímpicos, entre os quais Jochen Schümann (Alemanha, três medalhas de ouro e uma de prata), Mateusz Kusznierewicz (Polônia, uma de ouro e uma de bronze) e o brasileiro Bruno Prada (uma de prata e uma de bronze); e dez campeões mundiais, europeus e norte-americanos, incluindo mais um brasileiro, Jorge Zarif (campeão mundial na classe Finn) e o superstar Paul Cayard (EUA, campeão mundial da classe Star e skipper campeão da Copa Louis Vuitton e da Volvo Ocean Race). São esses os participantes das finais da Star Sailors League 2015, que começa nesta quarta-feira, sediada pelo Nassau Yacht Club, nas Bahamas.

As grandes ausências são as de três outros brasileiros: Robert Scheidt e os irmãos Torben e Lars Grael. A falta mais lamentada pelos competidores é a de Lars (duas medalhas olímpicas de bronze e o título mundial de Star, conquistado três semanas atrás). A explicação para Lars não comparecer foi a falta de tempo hábil para providenciar o certificado de vacinação contra a febre amarela. Já Torben (duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em olimpíadas, e vencedor da regata de volta ao mundo Volvo Ocean) e Scheidt não quiseram interromper seus treinos para a Rio 2016 (Torben como técnico e Scheidt como competidor na classe Laser).

Os velejadores que disputam a Star Sailors League são os dez mais bem ranqueados da classe Star e outros dez nomes entre os mais importantes do mundo na atualidade, de diferentes classes, embora o barco utilizado na competição seja o Star (neste ano, com a desistência forçada de Lars Grael, que só soube da exigência da vacinação na hora de embarcar para Nassau, serão 19 duplas, e não 20). Jorge Zarif forma dupla com Henry Boening e Bruno Prada, habitual parceiro de Robert Scheidt, com o neozelandês Hamish Pepper.

A regata de hoje será disputada em flotilha. As 11 tripulações mais bem colocadas se qualificam, sendo que a primeira avança diretamente para a semifinal, quando enfrentará as seis primeiras colocadas da quarta de final. Dessa etapa, restarão as quatro equipes para a final, no sábado, de onde sairá a campeã da temporada. O prêmio é de US$ 200 mil.

A regata poderá ser acompanhada ao vivo pela internet (player abaixo) e velejadores de poltrona também terão oportunidade de participar de uma competição virtual.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas