Topo

Sobre as Águas

Paulista de Snipe tem decisão neste fim de semana. Santistas lideram

Antonio Alonso

13/11/2015 10h47

Acaba neste fim de semana, na represa de Guarapiranga, o Campeonato Paulista da Classe Snipe 2015. Os santistas Rafael Gagliotti e Henrique Wisniewski vão para a raia com uma boa vantagem, conquistada na primeira etapa da competição, disputada na semana passada. Atrás deles estão os cariocas Luiz Paulo Gonçalves e Raphael Ribeiro, situação que coloca um pouco mais de adrenalina no campeonato, já que nos últimos anos o Rio de Janeiro passou a ter regatas sensivelmente mais fortes do que as de São Paulo.

A súmula está assim: http://sailwave.com/results/Sumula_Estadual_Paulista_Snipe_2015_PROV_DIA2.htm

Os velejadores Alonso López e Beto Hackerott contam como está a situação na Guarapiranga:

O pódio ainda não está definido… Faltam 4 regatas que serão disputadas nos dias 14 e 15, próximo final de semana, com um jantar de encerramento e premiação na sede social do YACHT CLUB PAULISTA.

Neste ano, a classe Snipe bateu o recorde de barcos dos últimos 15 anos neste campeonato! São 41 barcos e 82 velejadores na Raia 2 da represa Guarapiranga, algo que não se via há mais de 15 anos!

Na liderança provisória está a dupla Rafael Gagliotti e Henrique Wisniewski de Santos SP que foi recentemente quarta colocada no mundial da classe na Itália!

No último sábado, 7 de Novembro, inauguramos o campeonato com a tradicional regata Flavio Caiuby que é uma homenagem a um famoso (in memoriam) Snipista Brasileiro, que além de grande incentivador foi comodoro da organização internacional da classe, a SCIRA – Snipe Class International Association! Uma homenagem póstuma justa e bela!

O velejador carioca Luiz Paulo Gonçalves e seu proeiro Raphael Ribeiro ganharam a regata e ficaram com a posse do troféu transitório até o Campeonato do ano que vem!

As largadas foram difíceis, com 41 barcos na linha, e a raia da represa, conhecida pela grande variação da direção do vento, obrigou as tripulações a traçarem suas melhores estratégias para vencer os desafios do percurso!

Enquanto velejávamos, soubemos que Lars Grael (ex snipista campeão mundial ao lado de seu irmão Torben) venceu o mundial de Star na Argentina!! Nossa confraternização após as regatas, além de saudar as regatas de alto nível, foram também dedicadas a saudar o nosso querido campeão. Parabéns Lars! Dá-lhe Snipe!!!! A classe que mais formou campeões para o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas ao Brasil!!!

====== SNIPE =======

O Snipe é um veleiro monotipo de 4,7m de comprimento e duas velas para 2 tripulantes que mais formou medalhistas olímpicos e Pan-Americanos para o Brasil. Nomes como Lars e Torben Grael, Robert Scheidt e Bruno Prada, entre muitos outros, começaram sua brilhante trajetória na classe Snipe.

Projetado em 1931 pelo norte-americano William Crosby, o Snipe ficou famoso e ganhou o mundo — são mais de 31 mil barcos construídos em mais de 85 anos de história — porque alia alta competitividade, alto nível técnico a um custo de entrada muito baixo se comparado a outras classes da vela. Isso porque o Snipe é atualmente fabricado no Brasil, ficando livre dos efeitos da variação cambial. Em outras palavras, o Snipe soube se modernizar em sua longa e bem sucedida história de vida devido ao uso racional de materiais acessíveis e à construção durável das embarcações e simplicidade de construção, o que estimulou varios fabricantes ao redor do mundo. Nem por isso a padronização deixa de existir: os barcos são todos obrigatoriamente pesados e tem seu momento de inércia medido, para garantir igualdade nas competições.

Algo curioso é que o Snipe possui um público fiel muito diversificado: pode ser o barco de campeões mundiais e pan americanos e também formador de campeões olímpicos, mas também pode ser o barco da família, do pai que leva seu filho para aprender a velejar de forma divertida e segura!

Quer aprender a velejar de Snipe e quem sabe ser um campeão? Entre em contato com o Yacht Club Paulista, através de secretaria@ycp.com.br que teremos o maior prazer em ajudá-lo a desfrutar deste maravilhoso esporte! BONS ventos!!

Coordenação Paulista – Classe Snipe
Diretoria de Vela – YACHT CLUB PAULISTA

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas