Topo

Sobre as Águas

Transat Jacques Vabre tem três desistências de barcos. Um deles capotou!

Antonio Alonso

27/10/2015 13h30

Transat Jacques Vabre

Maxi80 Prince de Bretagne vira perto de La Corunha. Apesar do incidente, velejadores estão bem. Os dois primeiros dias da regata Transat Jacques Vabre registraram desistências, quebras de barco e até capotagem do Maxi80 Prince de Bretagne. Desde a saída da prova em Le Havre, no último domingo (25), três barcos saíram oficialmente da disputa. A classe mais afetada foi a IMOCA com os abandonos de Maître CoQ e Edmond de Rothschild, além do Safran, que está a caminho de Brest para reparos e pode confirmar sua retirada a qualquer momento. O barco Team Concise, da Class40, terá de parar na Irlanda antes de voltar à regata entre a França e o Brasil.

Os veleiros já enfrentam as duras condições do Golfo de Biscaia, que fica entre o Nordeste da França e o Norte da Espanha. Foi nesse trecho que o Maxi80 Prince de Bretagne, um multicasco da classe Ultime, capotou. A dupla Lionel Lemonchois e Roland Jordain está no interior do trimarã esperando assistência. Os dois passam bem. O incidente ocorreu nas proximidades da La Corunha, na Espanha, com rajadas de 30 nós de vento.

Na noite desta segunda-feira (26), o barco Edmond de Rothschild deixou a Transat Jacques Vabre. O veleiro da classe IMOCA, comandado por Sébastien Josse e Charles Caudrelier, teve pequenos problemas e a tripulação preferiu desistir da travessia para poupar equipamento. "As condições meteorológicas anunciadas para as próximas 48 horas poderiam nos prejudicar. Mais de 40 nós de vento e um mar violento com ondas de mais de 7 metros são esperados. Consideramos que seria irresponsável levar o barco nestas condições", disse Sébastien Josse.

O outro abandono do dia foi do Maître CoQ, comandando por Jérémie Beyou e Philippe Legros. O IMOCA foi obrigado a fazer uma parada estratégica em Roscoff, no região francesa da Bretanha, na noite deste domingo (25), com um problema no cabo que prende o mastro da proa. A peça não foi reparada a tempo e a dupla desistiu.

O Safran, que também corre na categoria IMOCA, está a caminho do porto de Brest, na França, para consertar o barco. O veleiro de Morgan Lagravière e Nicolas Lunven corre o risco de deixar a prova. Caso a previsão se confirme, o Safran será o quarto dos 42 veleiros que largaram no domingo a desistir.

A Transat Jacques Vabre tem um percurso de 10 mil quilômetros e seu destino final é Itajaí, em Santa Catarina.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas