Topo

Sobre as Águas

Skipper da America's Cup lidera no Brasil, mas quer mais

Antonio Alonso

06/08/2015 08h08

Neozelandês que destronou Dean Barker lidera, mas quer mais

Quando a lenda Dean Barker foi supreendentemente sacada do Team New Zealand como skipper da America's Cup, o nome do novato Peter Burling explodiu no cenário mundial. Foi ele quem comandou o barco dos neozelandeses na America's Cup World Series, na etapa de Portsmouth, na Inglaterra, a primeira do ano. Logo depois de desembarcar dos catamarãs usados na preparação para a America's Cup "de verdade", Peter voou para o Brasil ao lado do proeiro Blair Tuke. Com cinco pontos de vantagem ao final do penúltimo dia, Peter não estava satisfeito com o resultado. Um dos favoritos para a medalha de ouro ano que vem na Olimpíada do Rio de Janeiro falou com o Blog Sobre as Águas. Veja a entrevista completa no vídeo acima ou leia. Abaixo, tradução livre da entrevista de Mariana Peccicacco com Peter Burning:

Peter, você está liderando a competição. Como está se sentindo velejando aqui no Rio?
É muito bom. Eu já velejei aqui algumas vezes, é um pouco difícil lá fora, com as marés e todas essas diferentes brisas que sopram. Mas estamos indo bem por enquanto.

Há alguns dias você estava competindo na Americas Cup World Series, foi fácil mudar de barco tão rápido?
Eu obviamente estou muito feliz por ter conseguido o timão [do Team New Zealand] na Americas Cup World Series. Parece que estamos velejando bem aqui, obviamente estamos felizes, mas ainda tem trabalho pela frente, só um pouquinho.

E agora vocês já estão conhecendo a raia?
Esta é a quarta vez que velejamos aqui no Brasil. Achamos que sim, mas quando pensamos que estamos conhecendo a área de regata, tudo muda. Apesar da confiança, não existe nada como ser um velejador local aqui.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas