Topo

Sobre as Águas

Estrangeiros dominam o penúltimo dia da Semana Internacional de Vela do RJ

Antonio Alonso

05/08/2015 18h33

Nova Zelândia lidera em duas das quatro classes. Brasil tem três duplas no top 10

O penúltimo dia da 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro terminou com domínio estrangeiro nas raias da baía de Guanabara. A Nova Zelândia lidera em duasclasses, enquanto a Austrália lidera em uma e a Dinamarca em outra. O vento entrou um pouco mais cedo e a Comissão conseguiu realizar as regatas do dia mais as que estavam em atraso tanto na raia do Pão de Açúcar, quando na da Escola Naval.

Entre os homens do 49er, Peter Burling e Blair Tuke abriram cinco pontos de vantagem após nove regatas e se preparam para comemorar mais um título em águas brasileiras.

"Nós gostamos muito de velejar aqui. O dia estava bem desafiador, com muitas rajadas. Estamos velejando bem, mas os resultados não estão tão bons quanto gostaríamos. Ainda precisamos treinar mais para o Evento Teste. Quando achamos que estamos conhecendo a área de regata, tudo muda. Apesar da confiança, não existe nada como ser um velejador local aqui", disse Peter, que é o timoneiro do Team New Zealand na próxima America´s Cup. Juntos eles venceram o Evento Teste e o Campeonato Intergalático de 2014. Marco Grael e Gabriel Borges são os melhores brasileiros, na 10ª colocação.

Entre as mulheres, Alex Maloney e Molly Meech, conterrâneas de Peter e Blair, não tiveram um dia tão bom e caíram para a segunda colocação. Com duas vitórias e um segundo lugar, as dinamarquesas Maiken Schutt e Anne-Julie Schutt assumiram a ponta. Nesta classe não há representantes brasileiras. Martine Grael e Kahena Kunze, que estão inscritas, acabaram não velejando por conta de compromissos com patrocinadores.

Nos 470, os australianos Mathew Belcher e Will Ryan estão se sentindo em casa no Rio de Janeiro. Eles venceram três das seis provas disputadas até agora e também caminham para mais um título nas águas dos Jogos Olímpicos de 2016.

"Nós amamos o Rio, é um lugar incrível. Hoje foi um dia especial para nós, pois é aniversário do nosso técnico [o ucraniano Victor Kovalenko, que fez 65 anos] e por isso tentamos ganhar todas as regatas. Fomos mal na terceira regata, depois de vencer as duas primeiras, mas estamos felizes da forma como as coisas estão acontecendo. É muito legal liderar o evento com tantos caras bons", disse Mathew, que venceu o Evento Teste e a Copa Brasil em 2014. Entre os brasileiros, os melhores são Geison Mendes e Gustavo Thiesen, na sétima posição.

Entre as mulheres, a dupla neozelandesa Jo Aleh e Polly Powrie abriram seis pontos de vantagem sobre as inglesas Hannah Mills e Saskia Clark. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan são as melhores brasileiras, em 10º.

Nesta quinta-feira a competição chega ao fim com a previsão de realização de duas regatas para os 470 e 3 para os 49er e 49erFX. A largada está programada para o meio dia, porém a previsão do tempo indica mais um dia de ventos fracos.

Para conferir todos os resultados da competição acesse o site oficial: www.sivrio.com.br. A 28ª Semana Internacional de Vela do Rio tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas