Topo

Sobre as Águas

Chineses se destacam no primeiro dia de disputas da RS:X na SIVRJ

Antonio Alonso

31/07/2015 17h27

Vento fraco favoreceu os orientais, que são menores e mais leves

Começou nesta sexta-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro a disputa da classe RS:X na 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro. E com o vento fraco, típico desta época do ano, quem se destacou foi a equipe da China. O motivo: os velejadores são menores, mais leves e mais acostumados a velejar nestas condições.

"Os chineses são muito levinhos e com o vento mais fraco vão embora. Eu consigo me recuperar no popa, que exige mais força na bombada, mas quando o vento aumenta um pouco, eles acabam ficando para trás.  Estou feliz de ter feito um dia bom, estou vindo de um campeonato muito importante, que foi o Pan, e sigo para o Evento Teste, que também é importante, então estou tendo uma espécie de treino de luxo, com competidores de alto nível e organização excelente", disse Bimba, medalha de ouro em Toronto.

O brasileiro venceu as duas últimas regatas do dia e aparece na segunda colocação, empatado com o espanhol Ivan Pastor e apenas um ponto atrás do chinês Wang Alchen, primeiro colocado.

Entre as mulheres, a inglesa Isobel Hamilton teve um dia tão bom quanto Bimba, já que também venceu as duas últimas regatas do dia. Na sequência, em segundo, terceiro e quarto aparecem as velejadoras da China.

Para este sábado estão programadas mais três regatas, tanto para os homens quanto para as mulheres. A largada está prevista para as 12h.

A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas