Topo

Sobre as Águas

Jorge Zarif assume a segunda colocação da Semana de Vela do RJ

Antonio Alonso

29/07/2015 17h21

Regatas de Nacra 17, Laser Radial e Standard e Finn terminam nesta quarta. Na quinta é a vez do RS:X

O primeiro dos três grupos de classes olímpicas que estão disputando a 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro está quase concluindo a sua série de regatas. Nesta quarta-feira foram disputadas mais duas regatas das classes Finn, Laser Standard e Radial, e três da Nacra 17. No final do dia, o melhor brasileiro é Jorge Zarif, que ocupa a segunda colocação na Finn.

"O dia foi muito difícil, com bastante variação de corrente, mas consegui ter um bom resultado, vencendo a primeira e terminando em segundo na segunda regata. Estou satisfeito com o treinamento que fizemos durante todo o mês e o barco parece estar bem rápido. A presença dos estrangeiros também ajuda muito. Eles são um parâmetro muito bom, pois o nível da classe no Brasil não é tão alto. Os que estão aqui estão sempre no top 10, então velejar com eles é importante para saber em que nível estou", disse ele.

Nesta quinta serão disputadas as duas últimas regatas e Jorginho está com quatro pontos a mais que o neozelandês Josh Junior, líder da competição.

Na Laser Standard a briga segue entre os países da Oceania, com Austrália em primeiro e terceiro, e Nova Zelândia em segundo e quarto. Com a entrada do descarte do pior resultado, Tom Burton abriu três pontos de vantagem sobre Sam Meech, que por sua vez tem dois pontos a menos que Matt Wearn. O melhor brasileiro é João Oliveira, quinto colocado. Ainda faltam duas regatas para o fim e tudo pode mudar.

Entre as mulheres da Radial, a belga Evi Van Acker está cada vez mais consolidada na liderança, com quatro pontos de vantagem sobre a americana Erika Reinecke, segunda colocada. A inglesa Alison Young aparece em terceiro, com Odile Ginaid, melhor brasileira, apenas um ponto atrás e ainda na briga por medalha. Para esta quinta-feira também estão programadas mais duas regatas para elas.

Na única classe mista do programa olímpico, a Nacra 17, a entrada do descarte do pior resultado mudou completamente a súmula. Os argentinos Santiago Lange e Cecília Carranza, que tiveram uma terça-feira excelente e lideravam a competição, caíram para a terceira colocação geral. E com um terceiro, um segundo e um primeiro lugares nesta quarta-feira, os austríacos Thomas Zajac e Tanja Frank assumiram a liderança, com uma vantagem de sete pontos para os australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin, segundos colocados. Nesta quinta-feira serão realizadas as últimas três regatas da série.

RS:X é a próxima classe a disputar a SIVRIO:

Com o final da competição da Laser, Finn e Nacra 17, os próximos a irem para a água serão os velejadores da classe RS:X. A competição para eles começa na quinta-feira ao meio dia e termina no próximo domingo. Estão previstas nove regatas, sendo três por dia, com o descarte do pior resultado.

Para conferir os resultados completos, acesse www.sivrio.com.br.

A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela e da Feverj

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas