Topo

Sobre as Águas

Estrangeiros dominam o primeiro dia da Semana Internacional de Vela do Rio

Antonio Alonso

27/07/2015 18h03

A flotilha de Nacra 17 do Brasil, no registro de Fred Hoffmann

A flotilha de Nacra 17 do Brasil, no registro de Fred Hoffmann

A segunda-feira começou agitada no Iate Clube do Rio de Janeiro. Isto por que as classes Nacra 17, Finn e Laser Radial e Standard disputaram as primeiras regatas da 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro. O único detalhe é que o principal convidado, o vento, chegou um pouco atrasado! As regatas estavam marcadas para começar às 12h, porém a Comissão de Regatas optou por deixar os velejadores esperando em terra até que o mínimo de vento aparecesse na baía de Guanabara. Quando foi 12h45 a bandeira que sinaliza este retardamento foi arriada e uma hora depois a primeira largada pôde ser dada.

Foram usadas duas das raias que serão usadas nas Olimpíadas. No Pão de Açúcar ficaram os Lasers Standard e Radial e o Finn. Entre os homens da Standard, o dia terminou com um empate triplo entre os três primeiros: o australiano Tom Burton e os neozelandeses Matt Wearn e Sam Meech.

"Estava muito rondado e foi muito difícil. Esta é a minha terceira vez no Brasil, então estou ficando acostumado com estas condições. Gosto muito de velejar aqui, sempre mais quente do que velejar em casa", disse Meech.

Entre as meninas da Radial, a surpresa veio por conta da catarinense Tina Boabaid, que venceu a primeira regata do dia. "Estava bastante rondado. Acabei largando mal, mas me recuperei até cruzar a linha em terceiro. Dei sorte que a holandesa Marit Bowmeester e a chinesa Zhang Dongshuang largaram escapado, então acabou que a vitória foi minha", disse Tina. A líder é a brasileira Odile Ginaid.

Na Finn, o líder é o neozelandês Josh Junior. Jorge Zarif, que já foi indicado pela Confederação como o representante brasileiro nos Jogos Olímpicos, aparece na terceira colocação.

E se não foi fácil para os velejadores desta raia, também não foi fácil para a Comissão de Regatas. Os juízes comandados por Cuca Sodré tiveram bastante trabalho para conseguir fazer uma raia perfeita. "O vento deu uma rondada, tivemos que anular a primeira regata da Finn e reposicionar tudo para o novo vento, mas no geral deu tudo certo!", comentou Cuca.

Na raia da Escola Naval, o vento estava mais constante, o que facilitou para os velejadores da classe Nacra 17. Depois de três regatas, os austríacos Thomas Zajac e Tanja Frank lideram a competição. Samuel Albrech, que fez a sua estreia com Isabel Swan é o melhor brasileiro, na 8ª colocação.

Para esta terça a ideia é de que sejam realizadas mais três regatas para a Nacra e duas para as demais classes. No entanto, a previsão do tempo não está muito boa e indica novamente ventos fracos.

Para conferir os resultados completos, acesse www.sivrio.com.br.

A Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela e da Feverj

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas