Topo

Sobre as Águas

Barco turco vence última etapa da Volvo Ocean Race

Antonio Alonso

22/06/2015 13h56

Volvo Ocean Race

O Team Alvimedica (Turquia/EUA) conquistou um resultado inédito em Gotemburgo e fez muita festa na parada sueca. Os campeões da edição 2014-15 são os árabes do Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes Unidos).

quadro22

* Did Not Start | ** Did Not Finish | *** Retired | ****
Disqualified | ***** Given Redress | ****** Provisionalº

A última etapa da Volvo Ocean Race teve um vencedor inédito! Nesta segunda-feira (22), o Team Alvimedica (Turquia/EUA) cruzou a linha de chegada na primeira colocação após concluir o percurso entre Lorient – Haia – Gotemburgo em 4 dias e 9 horas. Muita festa para o time mais jovem da competição – média de idade de 32,5 anos. "Claro que estamos muito felizes por essa vitória. Foi um ótimo resultado, pois conseguimos segurar a liderança obtida antes do pit-stop de Haia", disse o norte-americano Charles Enright, comandante do Team Alvimedica. "Vamos aproveitar o momento e depois pensar na última regata in-port".

O barco turco terminou a prova de 960 milhas náuticas com vantagem de 23 minutos para Team Brunel (Holanda), segundo colocado. O MAPFRE (Espanha) e o Dongfeng Race Team (China) cruzaram a linha minutos depois. Os últimos a fechar a nona etapa foram Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes Unidos), Team Vestas Wind (Dinamarca) e Team SCA (Suécia). A diferença do primeiro ao sétimo não superou duas horas.

Volvo Ocean Race

Todas as equipes, com exceção do Team Vestas Wind (Dinamarca), que perdeu mais da metade das etapas por um incidente no Oceano Índico, ganharam pelo menos uma perna na edição 2014-15 da regata. O resultado mostra que os modelos Volvo Ocean 65 – barcos rigorosamente iguais – deram certo.

A equipe do Alvimedica terá mais um desafio. Disputar um desempate na in-port race do próximo sábado (27) contra o MAPFRE, do brasileiro André 'Bochecha' Fonseca. Ambos somam 34 pontos perdidos e a regata local de Gotemburgo vai definir quem fica em quarto e em quinto lugares. "Foi uma regata bastante difícil e a parada em Haia praticamente definiu a etapa. O Alvimedica foi melhor, méritos pra eles! Cometemos alguns erros que nos tiraram a vitória", disse André Fonseca do MAPFRE. "Agora resta a disputa pelo quarto lugar. Vamos fazer a nossa regata sem importar com um match race contra o Alvimedica".

Volvo Ocean Race

O pódio

O resultado da manhã desta segunda-feira em Gotemburgo também confirmou o pódio final da Volvo Ocean Race 2014-15. O Abu Dhabi Ocean Race (Emirados Árabes Unidos) fica com o ouro, o Team Brunel (Holanda) com a prata e o Dongfeng Race Team com o bronze (China). O britânico Ian Walker, comandante do time árabe, entra para um seleto grupo de medalhistas olímpicos e vencedores da Volta ao Mundo, como o brasileiro Torben Grael. O Abu Dhabi conta também com o espanhol Chunny Bermudez, integrante do Brasil 1 na campanha de 2005-06.

Ainda no píer sueco, a tripulação recebeu o troféu erguido pelo emocionado Ian Walker. A bandeira dos Emirados Árabes Unidos vai tremular na Volvo Ocean Race até a edição 2017-18.

O próximo e último compromisso das equipes é a já citada regata in-port sueca, que fecha a maior competição de vela oceânica no próximo sábado. As provas fazem parte de um campeonato à parte da Volta ao Mundo e são realizadas em todas as cidades-sede e servem como critério de desempate. O Abu Dhabi também é o líder provisório dessa série!

Todos os vencedores das nove etapas

Etapa 1: Alicante (Espanha) até Cidade do Cabo (África do Sul)
Vencedor: Abu Dhabi Ocean Racing

Etapa 2: Cidade do Cabo (África do Sul) até Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Vencedor: Team Brunel

Etapa 3: Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) até Sanya (China)
Vencedor: Dongfeng Race Team

Etapa 4: Sanya (China) até Auckland (Nova Zelândia)
Vencedor: MAPFRE

Etapa 5: Auckland (Nova Zelândia) até Itajaí (Brasil)
Vencedor: Abu Dhabi Ocean Racing

Etapa 6: Itajaí (Brasil) até Newport (EUA)
Vencedor: Dongfeng Race Team

Etapa 7: Newport (EUA) até Lisboa (Portugal)
Vencedor: Team Brunel

Etapa 8: Lisboa (Portugal) até Lorient (França)
Vencedor: Team SCA

Etapa 9: Lorient (França) – Haia (Holanda) – Gotemburgo (Suécia)
Vencedor: Team Alvimedica

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas