Topo

Sobre as Águas

Júri independente pune três equipes e tabela muda

Antonio Alonso

03/06/2015 16h02

Volvo Ocean Race

Especialistas nomeados pela ISAF decidem, nesta quarta-feira (3), penalizar três barcos por infrações ocorridas durante a etapa 7 da Volvo Ocean Race. Team SCA, MAPFRE e Dongfeng Race Team perderam pontos

quadro11

* Did Not Start | ** Did Not Finish | *** Retired |
**** Disqualified | ***** Given Redress | ****** Provisionalº
MAPFRE given 2-point penalty Leg 5
Dongfeng Race Team, Team SCA & MAPFRE
penalised Leg 7

A classificação da Volvo Ocean Race mudou após o veredito de um júri, formado pela ISAF – Federação de Vela Internacional – que penalizou três equipes durante a disputa da sétima etapa da Volta ao Mundo, entre Newport, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal. Team SCA (Sam Davies / GBR), Dongfeng Race Team (Charles Caudrelier / FRA) e MAPFRE (Iker Martínez / ESP) admitiram ter navegado em uma área imprópria no Oceano Atlântico e perderam pontos.

O resultado da decisão muda a tabela de classificação. O vice-líder agora é o Team Brunel com 22 pontos perdidos. O mesmo número do Dongfeng Race Team, que perde nos critérios de desempate. O MAPFRE, do brasileiro André 'Bochecha' Fonseca, perdeu um ponto e a quarta colocação para o Team Alvimedica. Ambos têm 27 pontos perdidos. O Team SCA foi penalizado com dois pontos e está em sexto no geral com 43. "Não tivemos vantagens esportivas com isso. Foi um engano da nossa parte", disse Sam Davies, do Team SCA.

O comandante do MAPFRE, Xabi Fernandez, lamentou a decisão. 'Perder um ponto na atual fase é ruim. Foram muitas horas de sacrifício, trabalho, esforço e riscos. Nós acreditamos que poderia ter outras sanções, como tempo em vez de pontos, para compensar o erro, não alterando a classificação geral".

As três equipes reconheceram terem cometido as infracções, mas todos disseram que houve uma "confusão" sobre o sistema de separação do tráfego (TSS).

Agora, as equipes precisam se preparar para a oitava etapa, que começa neste domingo (7). Os barcos deixam Lisboa com destino à cidade francesa de Lorient para um percurso de 647 milhas náuticas.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas