Topo

Sobre as Águas

Com estratégias definidas, Volvo Ocean Race segue para Portugal

Antonio Alonso

17/05/2015 18h53

Volvo Ocean Race
Barcos deixam Newport com destino à capital portuguesa Lisboa para um percurso de 2.800 milhas náuticas – 5.185 quilômetros. As equipes têm estratégias diferentes para a sétima etapa, principalmente o Abu Dhabi Ocean Racing, que lidera o campeonato

quadro6

A posição atualizada dos barcos pode ser acessada
no dashboard, clique aquiº
MAPFRE given two-point penalty – read more

A sétima etapa da Volvo Ocean Race marca a volta da flotilha à Europa e a regata está cada vez mais próxima de sua conclusão. As equipes já velejaram cerca de 90% das milhas totais da Volta ao Mundo, mas ainda há 1/3 dos pontos em disputa. Por isso, as tripulações não podem errar na reta final. Uma quebra ou um erro de estratégia – por menor que elas sejam – pode custar pontos decisivos. "Obviamente vamos ficar perto do Dongfeng Race Team", disse Ian Walker, comandante do Abu Dhabi Ocean Racing, líder do evento. O barco árabe tem seis pontos de vantagem para o veleiro chinês na classificação geral.

O Dongfeng corre atrás do prejuízo! Depois de ter o mastro quebrado na quinta etapa, a equipe já se recuperou vencendo a perna anterior e quer tirar mais pontos. "A gente sabe que será bem difícil pegar o Abu Dhabi, mas não podemos esquecer dos que estão logo atrás no pódio. A pressão será maior, é claro, pois se a gente ganhar e eles (Abu Dhabi) chegarem em último fica tudo igual. Vamos ver o que vai ocorrer", contou Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng. "As primeiras 24 horas serão lentas e complicadas, a tripulação vai estar ocupada e concentrada".

Volvo Ocean Race

Em terceiro na tabela está o Team Brunel, seguido por Team Alvimedica e MAPFRE, que estão empatados. Para o brasileiro André 'Bochecha' Fonseca, é hora de acelerar com o MAPFRE. "Nosso objetivo é terminar no pódio e para isso é preciso fazer uma boa regata do começo ao fim".

A largada deste domingo (17) teve vento médio e quase ninguém se desgarrou. Mais emoção está por vir. "Pouco vento nos espera nas primeiras 24 horas da sétima etapa. Precisamos ter atenção com saída do porto de Newport por causa do número de navios nessa região. O primeiro dia será lento até entrar no vento", resumiu André 'Bochecha' Fonseca, do MAPFRE.

A etapa transatlântica deve durar de seis a 10 dias. Os barcos precisam lidar bem com as correntes do golfo, os icebergs e evitar acidentes fatais, como o ocorrido em 2005-06 com o holandês Hans Horrevoets.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas