Topo

Sobre as Águas

Passagem até que rápida pelos Doldrums

Antonio Alonso

29/04/2015 14h05

Volvo Ocean Race

Região hemisférica com ventos predominantemente fracos não foi problema para as equipes. Quatro barcos se revezam na liderança da sexta etapa da Volvo Ocean Race

quadro2

A Posição atualizada dos barcos pode ser acessada
no dashboard, clique aquiº MAPFRE given two-point penalty – read more

A mudança de posição é constante mesmo. No placar da manhã desta quarta-feira (29), Dongfeng Race Team, Abu Dhabi Ocean Racing, Team Brunel e MAPFRE estão tecnicamente empatados. Team Alvimedica e Team SCA estão um pouco mais distantes.Não foi ruim dessa vez! A passagem pelos Doldrums – região de ventos inconstantes entre os hemisférios – foi mais tranquila do que nas outras edições na sexta etapa da Volta ao Mundo. Os barcos que lideram a Volvo Ocean Race conseguiram pegar boas rajadas e avançar rumo aos Estados Unidos, destino final Newport. Não ficaram boiando e nem esperando por um sopro. "Normalmente os Doldrums tiram o nosso sono, mas dessa vez não! Teve vento o tempo todo e cruzamos bem essa região. É o momento de tomar, pois está chovendo bastante", contou o brasileiro André 'Bochecha' Fonseca, tripulante do MAPFRE na Volvo Ocean Race. "Os barcos mudam de posição a todo instante. Isso faz parte do jogo. Quem está atrás acelera bastante".

Líderes da classificação geral, os árabes do Abu Dhabi querem se manter no meio do pelotão. "Todo mundo está velejando junto. Agora temos de saber como gerenciar as melhores equipes e manter o barco no ritmo", disse Matt Knighton, repórter a bordo do barco árabe.

Os barcos devem chegar entre 6 e 8 de maio a Newport, Rhode Island. A sexta etapa começou no dia 19 de abril, largando de Itajaí, em Santa Catarina.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas