Topo

Sobre as Águas

Volvo: Joca desistiu da Olimpíada; já Bochecha...

Antonio Alonso

17/04/2015 17h25

Mapfre/Divulgação

"Não penso em Olimpíada… Até o final desta Volvo"

Os dois brasileiros envolvidos diretamente nesta edição da Volvo Ocean Race são estrelas olímpicas do Brasil que tiveram de se afastar dos barquinhos para dar atenção total à Regata Volta ao Mundo. Joca, João Signorini, reinava absoluto na Finn quando foi convocado para sua primeira participação, mais de uma década atrás. Hoje Joca não está mais dentro do barco, mas no importante papel de treinador da equipe feminina SCA. "Eu confesso que tenho vontade [de fazer outra campanha olímpica na Finn], mas desta vez ficou impossível. Meu papel aqui no SCA Team exige 100% de dedicação e com o atual sistema de classificação no Brasil fica impossível para mim", contou o velejador carioca que atualmente mora na Suécia.

A nova regra olímpica no Brasil acabou com as competições seletivas. Agora os velejadores que representarão o Brasil nos Jogos do Rio serão indicados por uma comissão técnica chefiada por Torben Grael. Como Joca não participa das competições de Finn no Brasil, ele considera que não tem nenhuma chance de ser convocado.

Bochecha: Agora meu foco é 100% na Volvo. Depois… eu não sei o que pode acontecer.

Já André Fonseca, que é um dos timoneiros do veleiro espanhol Mapfre, diz que não pensa na campanha olímpica. "Até a Volvo acabar". Numa conversa em Itajaí, Bochecha confessou que ficou tentado com a experiência de Xabi Fernández e Íker Martínez, seus companheiros no Mapfre. Na edição passada da Volvo, os dois espanhóis correram toda a regata, conquistaram a vaga olímpica para a Espanha, foram aos Jogos de Londres e ainda voltaram com uma medalha. "Mas ele [Iker] é o capitão do barco e eu deixei muito claro desde o princípio que meu compromisso com o Mapfre é integral. Minha preocupação olímpica agora é zero. Depois da regata… não sei. Nenhuma decisão ainda".

Bochecha deixou escapar, no entanto, que a participação olímpica é uma possibilidade. "Eu tenho barco, proeiro e até patrocinador".

Tudo indica que a 49er do Brasil ganha uma inscrição de peso para os Jogos que serão disputados na baía de Guanabara.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas