Árbitro explica punição que custou dois pontos ao Mapfre
O veleiro espanhol Mapfre sofreu uma punição duríssima nesta quinta-feira. Os espanhóis levaram uma penalização de dois pontos por terem feito reparos no barco sem a autorização da organização da regata.
O primeiro reparo foi no outrigger, que é uma espécie de "pau de spinakker" usado na popa do barco, a sotavento. A peça é legal nesta classe e serve para posicionar as enormes genoas de maneira a maximizar a eficiência das velas. No entanto, o outrigger fornecido pela Volvo Ocean Race tem sido um dos motivos de reclamação na regata, porque é já quebrou antes. No Mapfre, a peça quebrou e foi reparada, mas o reparo não aconteceu somente no trecho que quebrou, os espanhóis decidiram reforçar quase toda a peça. Na prática, isso não significou nenhum ganho de performance para os espanhóis, apenas mais segurança. Para a organização, no entanto, a mudança foi uma falha grave, com o agravante de não ter sido comunicada.
A Volvo tem uma escala de penalizações que vai de 1 a 3 pontos. A punição ao Mapfre (2 pontos) foi alta porque os espanhóis também fizeram um reforço na proa sem solicitar à organização. As duas infrações acabaram custando caro ao Mapfre, que estava com a mesma pontuação que o terceiro colocado e agora ocupa a quinta colocação.
O árbitro internacional Ricardo Lobato, o Blu, explica a segunda penalidade:
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