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Sobre as Águas

Tem figurão da America's Cup no Brasil. E não é na Volvo

Antonio Alonso

16/04/2015 09h09

Depois de duas regatas muito técnicas, Patagonia se isola na liderança; Pajero e Carioca seguem na segunda e terceira colocações.

Florianópolis, 15 de abril de 2015 – Hoje foi dia dos veleiros chilenos dominarem a raia no Mitsubishi Motors World Championship. Em um dia com ventos nordestes, típicos de Jurerê, e intensidade de até 12 nós, os barcos Mitsubishi Motors e Santander conquistaram a vitória nas provas do dia.

As tripulações participaram de duas regatas em barla sota com quatro pernas de 1,7 milha. Na primeira, quem aproveitou bem as condições do vento foi o Mitsubishi Motors, que fez ótima primeira perna e se distanciou dos outros veleiros.

"Pouco antes da primeira regata, comentamos que as condições de vento e de água estavam muito parecidas com as que estamos acostumados no Chile. Acho que esse fator, aliado a uma ótima largada que fizemos, nos ajudou a conseguir um bom resultado hoje", explica Horácio Pavez, proprietário do veleiro Mitsubishi Motors.

"Nossa equipe não fez boas regatas nos primeiros dias, o que nos fez trabalhar ainda mais para aproveitar as condições que poderiam nos favorecer", completa.

Já na segunda prova, quem chegou na frente foi o Santander, seguido dos veleiros Mitsubishi Motors, Estampa DelViento e Itaú, todos chilenos. "Hoje as tripulações do Chile fizeram uma ótima segunda regata. Conseguimos aproveitar bem o vento na largada e nos distanciamos do restante dos veleiros. Fizemos uma prova limpa de começo ao fim", comemora Jorge Araneda, do barco Santander.

Após oito regatas disputadas, o veleiro argentino Patagônia continua na liderança, com 29 pontos perdidos, 12 pontos a frente do Pajero e do Carioca. Com apenas duas regatas restando para o fim do campeonato, os argentinos estão bem perto do título.

"Sabemos que temos uma vantagem boa e estamos focados em não cometer erros nem tomar penalizações. Sempre buscamos a vitória, mas iremos com uma tática mais conservadora para o último dia de regatas. Em duas provas, tudo pode mudar", alerta o timoneiro do Patagonia, Juan Grimaldi.

Raia de Jurerê
Com barcos de Alemanha, Argentina, Chile e Brasil, o Mitsubishi Motors World Championship, reúne tripulantes de todo o mundo. Apesar das disputas em água, todos concordam que a raia de Jurerê é uma das melhores do Brasil.

"Jurerê é um dos melhores lugares do Brasil para provas náuticas, isso é um consenso entre todos os velejadores que conheço. O local é muito bacana e tem tudo que uma competição precisa. Com certeza foi uma boa escolha para o Mundial", explica Samuel Albrecht, velejador olímpico e tático do veleiro Crioula 29, que está em oitavo na competição.

Para Alexandre Back, Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina, que está abrigando as tripulações, a raia de Jurerê reúne característica que agradam velejadores de tudo o mundo. "A qualidade do vento, da água e da raia, somada a essa linda região, torna a essa praia um lugar único no Brasil. Para nós é uma honra muito grande receber um mundial em nossa sede oceânica. Com certeza todo mundo tem sempre vontade de retornar para cá", afirma.

Cobertura online
Todas as regatas dessa edição poderão ser acompanhada em tempo real, em qualquer lugar do mundo, através do site: www.mitsubishis40wc.com.br.

Vídeos e fotos para imprensa
Clique aqui e acesse a galeria de fotos em alta resolução e o vídeo release do Mitsubishi Motors S40 World Championship.

Resultados após 8 regatas:
1º Patagonia (ARG) – (1+1+3+5+6+2+3+8) – 29pp
2º Pajero (BRA) – (3+6+7+10+1+1+2+11) – 41pp
3º Carioca (BRA) – (8+4+2+1+7+6+6+7) – 41pp
4º Itau (CHI) – (4+5+10+2+5+5+7+4) – 42pp
5º Santander (CHI) – (7+3+6+7+3+12DNF+5+1) – 44pp
6º Early Bird (ALE) – (6+9+4+4+4+4+4+10) – 45pp
7º Mitsubishi Motors (CHI) – (9+8+11+8+2+5.9RDGb+1+2) – 46.9pp
8º Crioula (BRA) – (2+2+5+9+11+3+10+6) – 48pp
9º Estampa Delviento (CHI) – (11+7+1+6+8+7+9+3) – 52pp
10º Magia V Energisa (BRA) – (5+10+9+3+10+9+11+9) – 66pp
11º Ocean Pact Racing (BRA) – (10+11+8+11+9+8+8+5) – 70pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

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