Topo

Sobre as Águas

Mastro do Dongfeng chegou! Só falta o barco

Antonio Alonso

12/04/2015 15h58

Volvo Ocean Race

Peça de reposição tem 30 metros e exigiu uma operação complexa de logística para chegar a Vila da Regata em Itajaí. Veleiro navega a motor e deve atracar na segunda-feira (13)

O novo mastro do barco Dongfeng Race Team já está em Itajaí (SC) e aguarda a chegada do barco para que a equipe chinesa comece a instalação. A peça, que veio dos Emirados Árabes Unidos, exigiu uma logística diferente de transporte. O mastro foi colocado em um avião e levado a São Paulo. Na sequência, a estrutura que sustenta a vela e tem 30 metros de altura foi posta num caminhão. Antes da chegada à cidade catarinense na manhã deste domingo (12), a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí e da Polícia Militar fecharam as ruas que dão acesso à Vila da Regata para facilitar o transporte. A operação durou menos de uma hora.

"Não é o fim da saga. Temos muita coisa pela frente", afirmou Bruno Dubois, diretor do Dongfeng Race Team. "Nós estamos contentes com a chegada do mastro. Acredito que dará tempo de instalar a peça a tempo da largada para a próxima etapa. Serão três dias de trabalhos para preparar o mastro. Nosso objetivo é colocar o barco na água na quinta e…bingo…correr a regata local do sábado, quem sabe".

A equipe de terra do Dongfeng já começou os trabalhos para a montagem. A partir desta segunda-feira, quando o barco deve chegar a Itajaí, a operação ficará mais intensa. "Espero que nada mais quebre até o fim da regata. Dedos cruzados".

O mastro do Dongfeng quebrou antes da equipe chinesa contornar o Cabo Horn. A tripulação tentou achar uma solução para retomar a regata com segurança, mas a decisão foi abandonar a prova e ir com motor ligado até Itajaí. A quinta etapa foi vencida pelo Abu Dhabi Ocean Racing. MAPFRE e Team Alvimedica completaram o pódio no Brasil.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas