Topo

Sobre as Águas

Condições extremas marcam primeiras 48 horas da quarta etapa da VOR

Antonio Alonso

10/02/2015 20h15

Volvo Ocean Race

As primeiras 48 horas da quarta etapa da Volvo Ocean Race foram bastante complicadas para os velejadores das seis equipes que disputam a Volta ao Mundo. Os competidores já sabiam das condições extremas após a largada, com muito vento batendo de frente – média de 25 nós – e ondas grandes. A perna entre a China e a Nova Zelândia está longe de terminar e a ordem agora é trabalhar dobrado, pelo menos até acessar o Oceano Pacífico. "É como rodeio de touro", escreveu o argentino Francisco Vignale, repórter a bordo do MAPFRE. "Nós ainda estamos enjoados".

A situação nos mares do Sul da China deve melhorar nesta quarta-feira (11), após a flotilha deixar as Filipinas, mas os primeiros dias foram bem ruins para os atletas. E olha que tem mais de 8 mil quilômetros pela frente até Auckland. "Muito vento contrário e forte, além de ondas batendo. Serão dias de trabalho a bordo", descreveu o brasileiro André 'Bochecha' Fonseca, também velejador do MAPFRE. "Nosso objetivo é tentar poupar o material. A gente sabe que até chegar às Filipinas precisamos ter cuidado".

E a falta de sono desde que deixaram a ilha tropical chinesa de Sanya certamente não estava nos planos. "Ninguém pregou o olho durante as últimas 48 horas", disse Matt Knighton, repórter a bordo do Abu Dhabi. "Cada onda que bate te acorda e quase te joga pra fora do beliche".

Na última atualização da tarde desta terça-feira (10), o Dongfeng seguia na liderança, acompanhado de perto por Abu Dhabi e MAPFRE. Mais atrás estão Team Alvimedica, Team Brunel e Team SCA.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas