Topo

Sobre as Águas

Chineses fazem história e vencem pela primeira vez na Volvo Ocean Race

Antonio Alonso

27/01/2015 01h47

Volvo Ocean Race

O Dongfeng Race Team fez a alegria dos fãs chineses ao vencer a terceira etapa da Volvo Ocean Race nesta segunda-feira (26). O barco asiático cruzou a linha de chegada no fim da noite (Horário de Brasília) e foi recebido pelos seus torcedores, que lotaram a Vila da Regata em Sanya. O barco chinês, comandado pelo francês Charles Caudrelier, também fez história ao ser o único do país a vencer uma perna da Volta ao Mundo. O resultado também coloca o time na liderança do campeonato com apenas 5 pontos perdidos. "Foi a etapa mais estressante que já participei em toda minha vida, mas o resultado foi fantástico", disse Charles Caudrelier. "A passagem pelo Estreito de Malaca foi o ponto mais difícil da perna".

A equipe completou a regata de 4.642 milhas náuticas em 23 dias, 13 horas, 31 minutos e 38 segundos. O barco Dongfeng também ficou na liderança por 22 dias, ou seja, quase que a etapa entre Abu Dhabi e Sanya completa.

A façanha histórica mostra a evolução na vela chinesa. O Dongfeng Race Team é o terceiro barco do país na regata, após as campanhas do Green Dragon e Team Sanya, em 2008-09 e 2011-12, respectivamente. Além de ter um veleiro, os chineses contam com seis tripulantes do país a bordo. "É um projeto a longo prazo", concluiu Charles Caudrelier, que não deixou de elogiar o desempenho de seus colegas de equipe.

Os próximos barcos a cruzar a linha de chagada em Sanya, já na terça-feira (27), serão Abu Dhabi, Team Alvimedica, MAPFRE e Team Brunel.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas