Topo

Sobre as Águas

Brasileiro de Snipe: Vento surpreende, e aparece no Paranoá

Antonio Alonso

26/01/2015 22h39

Rafa Martins e Milla Von Backerath, do Yacht Club da Bahia, vencem a regata de abertura Fernando Avelar em Brasília. A partir desta terça-feira, as regatas contam pontos pra valer.

Regata de abertura

Corre a lenda entre os velejadores de que vencer a regata de abertura não traz boa sorte. Por isso muita gente preferiu não cruzar a linha nesta segunda-feira, mesmo com um vento inesperadamente bom no lago Paranoá. A previsão para esta terça é desanimadora, por isso mesmo a comissão marcou a primeira largada para as nove horas da manhã. Se preciso for, estaremos o dia todo boiando à espera de um sopro de bom vento na capital federal.

O 66º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe foi aberto oficialmente, na manhã desta segunda-feira (26), com a presença de autoridades e todos os participantes sob céu carregado e pouco vento. Mas o prenúncio de um dia difícil para a realização da prova de abertura Fernando Avelar deu lugar a uma tarde ensolarada e ventos de boa intensidade, com rajadas de até 8 nós e as fortes rondadas características de Brasília.

Os velejadores da flotilha, com mais de setenta barcos, estavam ávidos pelo início do teste derradeiro antes da série que definirá a dupla campeã brasileira e classificada para os Jogos Panamericanos deste ano. Foram necessárias três tentativas de largada para o início da prova. Ainda assim, na largada válida, vinte e um barcos foram desclassificados por largarem escapados. Ao final das cinco pernas, em percurso barla-sota, a dupla Rafa Martins / Milla Von Backerath, do Yacht Club da Bahia, foi a vencedora seguida pela dupla Manu Hens / Maj Borgen, representante da Bélgica, e Alexandre Kronenberger / Fernanda Gargiulo, do Iate Clube de Brasília.

Encerrada a fase inicial do campeonato, a partir desta terça-feira (27), começa a disputa para valer. Estão previstas um total de dez provas, com direito ao descarte do pior resultado a partir da quinta regata e de dois da oitava regata em diante.

O 66º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe, disputado no Iate Clube de Brasília entre 23 e 31 de janeiro, tem apoio da CBVela, North Sails, Ocean Blue e NautiSpecial.

Resultado da Regata Fernando Avelar

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas