Topo

Sobre as Águas

O blogueiro virou a casaca

Antonio Alonso

25/01/2015 22h55

Hoje me dei conta de que já se passaram 13 anos desde que comecei a cobrir regatas a Vela. Uma Pré-Olímpica em Ilhabela impossível de esquecer. Para o bem e para o mal. Naquela época Joca Signorini era um menino e Torben Grael era um gênio do esporte com uma dificuldade enorme para dar entrevistas (como ele melhoraria com as Volvo…).

Treino de domingo na raia do Paranoá

Mas este post é sobre a virada de casaca do blogueiro, que está camuflado no meio de mais de cem snipistas que competem nesta semana o Campeonato Brasileiro de Snipe, em Brasília. É inútil dizer isso para quem é "da Vela", mas a classe pan-americana Snipe é uma espécie de xodó nacional. Foi nela que Torben e Lars conquistaram seu primeiro campeonato mundial, chegou no Brasil há mais de 80 anos e reúne uma legião de apaixonados de todas as idades.

Pois bem, são 73 duplas inscritas de nove estados, e eu estou quieto no meio delas. Só o clube-sede, o Iate Clube de Brasília, tem 25 barcos brasilienses. A segunda maior flotilha é a do Rio de Janeiro, sempre numerosa, desta vez com 19 barcos oriundos de quatro clubes diferentes. Ao todo nove estados estão representados na competição: Bahia (6), Distrito Federal (26), Espírito Santo (1), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Sergipe (5) e São Paulo (7), além da dupla belga Manu Hens / Maj Borgen. Se alguém tem dúvida do que é o Campeonato Brasileiro para a classe Snipe, basta lembrar que Manu Hens é o atual Velejador do Ano na classe Snipe.

A competição começa pra valer nesta segunda. Hoje, domingo, o vento não deu as caras até que apareceu tímido depois das 15h. A regata treino não rolou, mas quem foi para água conseguiu uma horinha e meia de bons ventos com direito a uma porranca de 25 nós de través. Coisas de Brasília…

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas