Topo

Sobre as Águas

Velejadores da Volvo Ocean Race lamentam atentados na França

Antonio Alonso

09/01/2015 19h21

Volvo Ocean Race

Os atentados na França desta semana deixaram o mundo perplexo. Os velejadores que disputam a Volvo Ocean Race ficaram sabendo do ocorrido e manifestaram solidariedade às famílias das vítimas. Os seis barcos que disputam a regata participam da terceira etapa da Volta ao Mundo, no percurso entre Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Sanya, na China.

O comandante do Dongfeng, o francês Charles Caudrelier, se mostrou chocado com os ataques terroristas em seu país. O velejador enviou uma mensagem direto do Mar Árabe.

"Meu nome é Charles, às vezes eu sou chamado Charlot, mas hoje eu sou Charlie. Pela segunda vez tenho que acompanhar do mar as notícias de um ataque terrorista. A primeira vez foi no 11 de setembro de 2001.

A bordo de um barco de regata não temos muitas notícias do mundo, não temos acesso à Internet, TV ou rádio. Estamos longe do que se passa. Sobre os atos insanos que ocorreram em Paris durante a semana, eu realmente não sei o que pensar. Desde o início dos tempos, temos relatos de gente matando em nome de Deus ou de uma religião.

Se Deus existe, deve estar orgulhoso por ter criado a maravilha de planeta que vivemos, mas também envergonhado de nós seres humanos, incapazes de viver juntos num mesmo lugar".

Os barcos da Volvo Ocean Race são equipados com a melhor tecnologia via-satélite para que o mundo acompanhe de perto a ação das equipes. No entanto, a comunicação dos atletas com a terra é restrita para evitar que um time tenha vantagem e informações privilegiadas.

O Dongfeng, de Charles Caudrelier, lidera provisoriamente a perna três, seguido por Team Brunel, Abu Dhabi, Team Alvimedica, MAPFRE e Team SCA.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas