Topo

Sobre as Águas

Não está mais encalhado! Barco Team Vestas Wind é tirado de banco de areia

Antonio Alonso

22/12/2014 14h48

Volvo Ocean Race

O barco Team Vestas Wind, que encalhou em uma remota ilha do Oceano Índico, foi retirado do banco de areia neste domingo (21). O processo de resgate durou três dias e contou com especialistas na área e a ajuda do comandante da equipe dinamarquesa, Chris Nicholson. O veleiro estava preso desde o dia 29 de novembro, data do incidente que tirou o Vestas Wind da segunda perna da Volvo Ocean Race. Agora, o próximo objetivo é juntar os cascos e ver se o barco pode ser reformado.

"A recuperação foi possível graças a um planejamento meticuloso, com vários cenários analisados e detalhados. O plano foi resgatar o mais intacto possível", disse o chefe de operações da Volvo Ocean Race, Tom Touber.

Após ser cuidadosamente retirado do banco de areia, o barco foi içado em um navio cargueiro da Maersk Line. O gerente do Team Vestas Wind, Neil Cox, e o comandante do barco, Chris Nicholson, supervisionaram todo o processo.

"Estamos aliviados em saber que a operação de levantar o barco foi um sucesso. Tudo graças ao grande trabalho em equipe envolvendo Maersk, a nossa equipe, a Volvo Ocean Race e as pessoas locais", disse Morten Albæk, coordenador a campanha dinamarquesa na Volta ao Mundo. "Queríamos preservar as questões ambientais, primeiramente. A missão foi cumprida".

No início de 2015, o Team Vestas Wind vai anunciar quais serão os caminhos tomados pela equipe no decorrer da Volvo Ocean Race. O barco será transportado das Ilhas Maurício, local do acidente, até a Malásia, antes de seguir viagem para a Europa, mais precisamente para a Itália, onde deverá ser reconstruído.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas