Topo

Sobre as Águas

Yacht Club Santo Amaro na maior regata do mundo

Antonio Alonso

24/09/2014 13h02

ycsa claus embarcadoO Yacht Club Santo Amaro (YCSA) está entre os 676 clubes náuticos de todos os continentes que levaram cerca de 16 mil velejadores neste domingo (21) à lagos, represas, rios e oceanos, motivados pela Bart's Bash Regatta, ação social destinada a inspirar futuros velejadores, formar profissionais em marinharia e cooperar com instituições beneficentes por meio da Andrew Simpson Sailing Foundation, criada na Inglaterra em 2013, logo após a morte do campeão olímpico britânico "Bart" Simpson em pleno treino para a America's Cup, em São Francisco (EUA).

O YCSA levou para a Represa Guarapiranga 33 embarcações tripuladas por 56 velejadores, que disputaram regata de 5.800 metros, dividida em duas pernas. O barco Lightning, comandada por Claudio Biekarck, o Claus, campeão brasileiro, pan-americano e mundial da classe, foi o Fita Azul, primeiro a cruzar a linha de chegada, após 1h14m56, em uma disputa que teve todos os componentes climáticos: chuva, sol, frio, calor, vento fraco e vento moderado, soprando de sul a sudoeste, entre três e nove nós (5 a 16 km/h).

"É muito legal essa iniciativa que mobiliza os velejadores em todo o mundo. Depois de uma perda imensa, como a do Bart, é mais do que justo dedicarmos essa homenagem ao velejador. É uma ação que também ajuda a trazer mais gente para a vela", considerou Claus, que dividiu a raia com veleiros de várias outras classes entre Optimist, a mais numerosa com oito barcos, Laser, Day Sailer, Snipe e Marreco. Todos partiram em largada única e velejaram no mesmo percurso. Como técnico da equipe olímpica, o velejador paulista conviveu com Bart nas campanhas para os Jogos de Pequim e de Londres.

Ganhador de oito medalhas em Jogos Pan-americanos, Claus, considerado o guru de Robert Scheidt, um dos padrinhos da Bart's Bash, correu ao lado de Marcos Ferrari e Caroline Sylvestre, dupla que está em campanha olímpica na classe Nacra para o Rio-2016. "Fiquei emocionada. É uma honra velejar ao lado do meu ídolo e técnico", declarou Caroline, em reconhecimento ao talento de Claus. "Estamos felizes. Velejamos por uma causa nobre", arrematou Ferrari.ycsa - trio fita azul

A vela, fator de inclusão social – Dieter von Staa, também com um barco Lightning, cruzou a linha de chegada alguns minutos após a tripulação de Claus e elogiou a iniciativa mundial "Adoro regatas de percurso e sou muito a favor de que a vela proporcione projetos de inclusão social. Como esporte, pode ajudar na formação de seres mais humanos. Quem veleja, com certeza não pensa em drogas. Só não consegui acompanhar o Claus. Até larguei na frente, mas depois eles passaram e foram embora", resignou-se o associado do YCSA.

Na Optimist, os futuros integrantes do Audi YCSA Sailing Team velejaram como gente grande em meio aos barcos maiores. O primeiro a chegar foi Daniel Sylvestre, com 1h58. "Na ida não tinha vento, minha vela ficou batendo. Larguei mal, mas me recuperei perto da Ilha dos Amores e consegui montar a boia em primeiro. No fim a flotilha estava se aproximando de mim, mas aproveitei o vento em popa para vencer", analisou o velejador de 11 anos.

O organizador da Bart's Bash Regatta, Marco del Porto, coordenador de vela do YCSA, ficou entusiasmado por incluir o clube em um evento mundial. A regata foi filmada, fotografada e testemunhas assinaram os documentos que validam a prova. "Além de comprovarmos a realização da prova, dentro das exigências para que a quebra do recorde possa entrar no Guiness Book, ainda contribuímos com as instituições ajudadas pela Andrew Simpson Sailing Foundation". A segunda edição da maior regata do mundo já está agendada: 20 de setembro de 2015.

Audi YCSA Sailing Team em Ilhabela – Terminou neste domingo (21) o Campeonato Paulista de Optimist e de 420 com mais cinco regatas no Canal de São Sebastião. A Optimist, com 35 barcos, teve como campeão Victor de Marchi, do Clube de Campo São Paulo, mas os velejadores do Audi YCSA Sailing Team conquistaram o pódio em várias categorias. Inácio Alzueta venceu na veterano mirim, Rafael Dutra foi o melhor principiante, Christine Reimer ganhou na feminina e Nicolas Bernal foi o terceiro colocado na veterano infantil.

A classe 420 reuniu 11 tripulações. O título ficou com a dupla do Audi YCSA Sailing Team formada por Eric Belda e Rodrigo Dabus. No feminino, a vitória foi de Olívia Belda e Marina Arndt.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas