Topo

Sobre as Águas

Ilhabela recebe o Paulista de Optimist e 420

Antonio Alonso

12/09/2014 18h03

Regata de OP e 420 (Volnys Bernal/YCSA)

Regata de OP e 420 (Volnys Bernal/YCSA)

Os jovens velejadores do Audi YCSA Sailing Team disputam a segunda etapa do Campeonato Paulista de 420 e Optimist nos dois próximos finais de semana (13, 14, 20 e 21/9) em Ilhabela, com sede na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, no Pequeá. São esperadas mais de 50 embarcações, considerando-se as duas classes. As flotilhas do Yacht Club Santo Amaro, mais acostumadas à Represa Guarapiranga, terão nova oportunidade de competir na Capital Nacional da Vela.

Estão programadas doze regatas para cada classe ao longo do campeonato, com previsão de três largadas por dia. Seis provas são suficientes para validar a etapa. A diferença está nos descartes. Na Optimist, a partir da sexta regata haverá um descarte e após a nona, dois descartes, enquanto na 420 o pior resultado será excluído a partir da décima prova. Depois de 11 regatas, dois resultados serão desprezados pelas duplas.

O coordenador da classe 420 em São Paulo, Erik von Fritsch, destaca a importância de se levar os velejadores paulistanos para o litoral norte. "Esperamos 10 barcos para esta etapa do Paulista. Para a classe, velejar em Ilhabela é sempre uma oportunidade de evolução. O vento forte e o mar moderado permitem a montagem de raias maiores e o velejo é sempre de alta qualidade. A organização da Secretaria de Esportes sempre nos recebe muito bem e são muito competentes no gerenciamento das regatas", elogia Erik, lembrando que o Campeonato Brasileiro de 420 será em Ilhabela, em Janeiro de 2015.

A Taça Almirante Tamandaré disputada em março da Represa Guarapiranga valeu como primeira etapa do Campeonato Paulista e também somou pontos para o ranking da Classe Optimist São Paulo (COSP). A Escola de Vela de Ilhabela (EVI) e o Audi YCSA Sailing Team dominaram o pódio, com José Godinho (EVI) em primeiro, Thomas Roth (YCSA) em segundo e Martin Chao (YCSA) em terceiro. Godinho também lidera o ranking da temporada, com Martin em segundo e Diego Zabeu (EVI) em terceiro lugar. Eles estão confirmados entre aproximadamente 40 velejadores que estarão embarcados para competir na ilha.

Disputa de 420 na Guarapiranga (Volnys Bernal/YCSA)

Disputa de 420 na Guarapiranga (Volnys Bernal/YCSA)

Flotilha do YCSA completa na 420 – Para a classe, a primeira etapa do estadual foi disputada em abril, também na Guarapiranga, com sede no YCSA e título da dupla da casa, Gabriel Elstrodt e Philipp Essle, com três vitórias em seis regatas. Antonio Aranha e Stephan Kunath (YCSA) ficaram na segunda colocação, enquanto a dupla formada pelo carioca Leonardo Lombardi (ICRJ) e o paulista Alexander Essle (YCSA) ficou em terceiro. Giuliana Tozzi e Marina Arndt formaram a melhor tripulação feminina, em duelo equilibrado com Helena de Marchi e Elisa von Fritsch.

Entre as duplas confirmadas estão, Eric Belda e Rodrigo Dabus, campeões da Taça Humboldt, Antonio Aranha e Alexander Essle, André Fiuza e Setphan Kunath; Luiza Ferreira e Lisa Reimer, além de Helena de Marchi e Marina Bomeisel que ainda não definiram seus proeiros, ou proeiras. Erik von Fritsch faz um alerta aos velejadores paulistanos, para que não corram o risco de perder a largada em Ilhabela. "A raia montada no Canal de São Sebastião, fica a 30 ou 40 minutos, de reboque, da sede do evento. Para quem planeja descer a serra no sábado (13), primeiro dia de competição, recomendo chegar com antecedência. A fila da balsa no último final de semana (6 e 7) chegou a seis horas de espera".

A previsão para o primeiro fim de semana da segunda etapa do Paulista é de ventos entre 9 e 11 nós (16 a 20 km/h) no sábado, soprando na direção leste. No dia seguinte, a intensidade deverá ser semelhante segundo a Tempo Ok!, porém, variando de nordeste a leste. A temperatura máxima chega aos 24 graus no sábado e aos 26 no domingo. Não há probabilidade de chuva. As largadas estão previstas para meio-dia aos sábados e às 11h aos domingos.

Yacht Club Santo Amaro – Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Audi YCSA Sailing Team – Foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas